Os serviços de atendimento da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vão receber brevemente o Espaço do Cidadão, uma nova solução que descentraliza ainda mais alguns dos serviços disponíveis nas Lojas do Cidadão. O Município de Oliveira de Azeméis foi pioneiro neste tipo de serviços, com a integração de um Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), hoje conhecido como Balcão Multiserviços. Agora prepara-se para receber este novo espaço, podendo servir de exemplo para que o mesmo seja replicado noutros concelhos vizinhos.
No âmbito da nova estratégia de crescimento do Espaço do Cidadão, o secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, reuniu com Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal, o qual manifestou total disponibilidade da autarquia para colaborar e proporcionar “mais e melhores serviços aos oliveirenses. Revemo-nos nesta estratégia de proximidade e temos recursos humanos de elevada competência para dar resposta positiva aos desafios que nos são lançados”.
O município de Oliveira de Azeméis é reconhecido pelo seu empenho na desburocratização e simplificação de processos, tendo, a par com a certificação de qualidade de muitos dos seus serviços, implementado um sistema informático que, apoiado na digitalização documental, eliminou a circulação de papel com ganhos efetivos de tempo e qualidade das decisões.
Reconhecendo a vocação da autarquia para a desburocratização, Joaquim Cardoso da Costa, secretário de estado para a Modernização Administrativa deslocou-se a Oliveira de Azeméis para, em conjunto com o presidente da Câmara Municipal, implementar a nova etapa que o governo que instalar em todo o país. O governante acredita que se tornará mais fácil estender a outros municípios o conceito se as experiências iniciais demonstrarem a mais-valia do processo.