A Câmara Municipal, através do Gabinete Investemais, e em parceria com o Banco Português de Investimento, promoveu ações de esclarecimento sobre “A importância de poupar”.
Várias centenas de pessoas participaram nas sessões que abrangeram alunos do Ensino Secundário (Escola Secundária Eça de Queirós), militares (Escola Prática de Serviços) e ainda alunos do Ensino Superior (Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão). A última sessão decorreu na passada sexta-feira, 31 de outubro, na ESEIG e assinalou o Dia Mundial da Poupança.
Estas apresentações, suportadas pelos Princípios da OCDE, que defendem que a educação financeira deve iniciar-se na escola, abordam, não só, temas como “O que é a Poupança e a Metodologia de Poupança” – inserindo conceitos como o juro, a inflação e a capitalização de rendimentos – mas também fornecem importantes informações sobre as diferentes ferramentas e opções de poupança que, através da realização de alguns casos práticos durante as sessões, permitem uma maior aproximação à aplicabilidade dos conteúdos apreendidos durante as mesmas.
Assente numa estratégia de desenvolvimento da literacia financeira que visa instruir os mais jovens sobre temas e conceitos financeiros básicos e úteis à gestão do dinheiro e orçamento familiar, o Gabinete Investemais da Câmara Municipal aposta num programa com uma mensagem que se pretende clara, simples e construtiva de incentivo à poupança.
Veja algumas imagens das sessões.