O Portal do Utente foi oficialmente apresentado à comunidade em Celorico de Basto, no dia 24 de outubro, no salão nobre dos Paços do concelho.
“Esta nova ferramenta procura ultrapassar algumas lacunas no apoio aos utentes na área da saúde. Hoje, pede-se às entidades presentes que, em sintonia e cooperação, sejam capazes de elucidar os utentes para os benefícios positivos associados a este instrumento. É necessário agilizar de forma a ultrapassar as dificuldades” disse o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, na cerimónia de abertura. No mesmo sentido, o autarca destacou o esforço do executivo municipal, do Aces e da ARS para que o concelho tenha a assistência médica necessária para responder às necessidades dos utentes. “Em conjunto, e de forma empenhada, iremos encontrar uma resposta eficaz em relação ao número de médicos necessários para a comunidade” referiu.
O Portal permite ao utente obter informação útil e aceder a vários serviços que vão facilitar a sua ligação com o Serviço Nacional de Saúde, tudo isto, com a inscrição do utente em https://serviços.min-saude.pt/utente/portal.
Ponciano Oliveira, Vogal do Conselho Diretivo da ARS-Norte, referiu a importância deste instrumento na disponibilização atempada dos cuidos de saúde. “Trata-se de uma ferramenta com benefícios para os utentes, diminuindo os gastos e permitindo uma melhor disponibilização dos cuidados de saúde. Promovida pela ARS, esta ferramenta é algo que, verdadeiramente acredito ir de encontro, na saúde do futuro, a maior sustentabilidade e acesso. O bom funcionamento desta ferramenta ganha maior sustentabilidade se as entidades tiverem noção das necessidades das populações sem se demitirem do contributo que podem dar, afinal, não podemos permitir a exclusão, pelo grau de escolaridade, torna-se necessária a disponibilização de conhecimento às pessoas com meios de acesso a estas ferramentas. Queremos com menos recursos aumentar a qualidade dos serviços prestados”. Ao mesmo tempo, Ponciano Oliveira destacou o apoio da Câmara Municipal como fundamental na fixação de médicos no concelho evidenciando o “muito esforço do presidente da Câmara Municipal nesta matéria”. Efetivamente, o Portal do Utente, uma plataforma disponibilizada pelo Ministério da Saúde, surgiu no âmbito da estratégia de facilitar a vida dos utentes e melhorar os serviços prestados. Trata-se de uma ferramenta concebida sob os princípios da centralização, integração e personalização, que procura, com uma linguagem de fácil acesso a todos os utentes, responder às necessidades através dos serviços informativos e eletrónicos.
A abordagem ao Portal do Utente esteve a cargo da Diretora Executiva do ACES, Tâmega 1-Baixo Tâmega, Cristina Ferreira, que reforçou a importância desta divulgação junto da comunidade para melhor utilização da plataforma. “A ARS tem perfeita consciência da realidade dos erviços prestados na saúde, e conta com as instituições na divulgação e no uso desta ferramenta junto dos utentes”. No portal do utente poderá registar os seus contatos de emergência, monitorizar os dados sobre os seus hábitos, medicação, alergias e doenças, marcar online a sua consulta, pedir o seu receituário crónico, pedir a isenção do pagamento de taxas moderadoras, consultar o seu historial clinico, entre outros.
Na ação marcou presença o presidente do Conselho Clinico do ACES Tâmega 1-Baixo Tâmega, Avelino Bastos, e uma série de individualidades da saúde e da ação social local
No fim da apresentação os presentes fizeram algumas questões, pertinentes, relativas ao portal do utente.
Recordar que a cerimónia foi promovida pelo ACES, Tâmega 1-Baixo Tâmega em parceria com a ARS-Norte e cooperação da Câmara Municipal.
Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech