Mais de meio milhão de portugueses não sabe ler nem escrever. Os dados, revelados pelos Censos de 2011, mostram que a taxa de analfabetismo em Portugal caiu de 9% para 5,2% no espaço de uma década. Todavia, este valor continua a ser o mais alto da Europa.
Com o objetivo de dar visibilidade a esta problemática, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos promovem hoje, Dia Internacional da Alfabetização, um debate sobre esta temática, reunindo professores, formadores, psicólogos, assistentes sociais, dirigentes de estabelecimentos de educação e formação.
O seminário “Alfabetização em Portugal: mitos e realidades no século XXI” contará com a participação de investigadores e especialistas do campo da educação e formação de adultos, como Luís Alcoforado, da Universidade de Coimbra, José Pedro Amorim, da Universidade do Porto, ou Olívia Santos Silva, que exerceu funções de coordenação regional da Iniciativa Novas Oportunidades.
Está prevista a abertura do seminário pelo Vereador dos Pelouros da Educação, António Correia Pinto, e o seu encerramento pelo Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.
Programa:
14h00 – Receção dos participantes
14h30 – Sessão de Abertura:
Vereador dos Pelouros da Educação, dos Recursos Humanos e da Conservação, do Espaço Público e Qualidade 100%, António Correia Pinto
Presidente da APEFA, Armando Loureiro
14h50 – Comunicações
“Conceito, um passado presente”, Olívia Santos Silva (exerceu funções de coordenação regional da Iniciativa Novas Oportunidades)
“As políticas de alfabetização e de literacia de adultos em Portugal no século XXI”, José
Pedro Amorim (Universidade do Porto)
“Visão prospetiva”, Luís Alcoforado (Universidade de Coimbra)
15h50 – Debate “Alfabetização em Portugal: mitos e realidades, no século XXI”
Moderadora: jornalista da TVI, Ana Peixoto
17h00 – Sessão de Encerramento
Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho *
*A confirmar
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech