Cultura, Economia, S. João da Madeira

S. João da Madeira celebra vocação industrial

Flyer - programaS. João da Madeira está a assinalar, neste ano de 2014, o 30.º aniversário da sua elevação a cidade, que se concretizou a 16 de Maio de 1984. No âmbito das comemorações deste 30.º Aniversário, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Oliveira Figueiredo, convidou o jornalista sanjoanense Amílcar Correia a comissariar um evento evocativo da efeméride, que refletisse sobre a história de S. João da Madeira – em especial das últimas três décadas – e “abrisse janelas sobre o futuro da cidade”.
Daqui resultou o ciclo “Industrial”, título que remete para o facto de a afirmação de S. João da Madeira ser, como frisa Amílcar Correia, indissociável da sua industrialização: “Não há, porventura, outra cidade no país que possa reivindicar para si esse estatuto de cidade industrial”. Com este evento – apresentado no Museu da Chapelaria – “pretende-se que a cidade fale sobre si mesma, seja com o olhar de quem nela nasceu ou viveu e agora a perceciona de fora”, explica o comissário.

 

Empresa recebe primeira conferência

 

O ciclo “Industrial – Uma Cidade em 30 Anos” começa com a conferência “Como é que a indústria resiste à crise?”, marcada para esta sexta-feira, 5 de setembro, às 21h30, nas instalações da empresa sanjoanense Cartonagem Trindade.

 

Moderada pelo economista João Cantiga Esteves, a sessão terá como participantes Alexandre Tavares, da empresa Armando Silva, Álvaro Gouveia, representante do Clube de Empresários da cidade, Carlos Santos, da Carlos Santos Shoes, Patrícia Correia, representante da Helsar, e Pedro Ventura, da Cartonagem Trindade.

 

Esta primeira conferência dá o mote para o restante programa deste ciclo comemorativo dos 30 anos da cidade, condição a que S. João da Madeira foi elevada em 1984 (a 16 de maio). São atividades que abordam diversas facetas das últimas três décadas da história sanjoanense, na qual a indústria tem assumido o papel de principal motor de progresso e de afirmação regional.

 

Concerto e retrospetivas

 

O Industrial contará com mais cinco conferências de temáticas variadas, nas áreas do design, desporto, património, ciência e qualidade de vida. Inseridas neste ciclo estão, também, uma exposição de pintura de José Emídio e a mostra “Marcas de Memória” – inspirada nas marcas Viarco, Oliva e Sanjo.

 

No dia 11 de outubro, data em que se assinala outra importante efeméride sanjoanense – a emancipação concelhia conquistada em 1926 –, as bandas Prana e Sensible Soccers – ambas com forte ligação a S. João da Madeira – juntam-se num concerto com DJ set, no palco da Casa da Criatividade, às 21h30.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *