A Feira de Artesanato e Gastronomia em Celorico de Basto arranca amanhã, no Mercado Municipal e Parque Lúdico do Freixieiro, com a cerimónia de abertura oficial marcada para as 18h00.
Como habitualmente, são esperadas milhares de pessoas em Celorico de Basto que aproveitam a Feira para conviver, ver e comprar artesanato de qualidade e degustar a melhor gastronomia acompanhada pelo vinho verde da região.
“A Feira de Artesanato e Gastronomia é um certame que se caracteriza sobretudo, pelo convívio que proporciona. É o ponto de encontro entre familiares e amigos que, em período de férias, procuram, nestes dias, matar as saudades das gentes da terra e das tradições locais. Este evento é também, uma forma de mostrar o que melhor se faz na região no que respeita ao artesanato e à gastronomia dando a conhecer produtos da melhor qualidade com ênfase para o nosso vinho verde, amplamente demarcado além-fronteiras”, palavras do autarca, Joaquim Mota e Silva.
Mais de 150 expositores com artesanato, gastronomia com restaurantes, tasquinhas, vinhos e doçaria regional, contemplarão a XVII Feira de Artesanato e Gastronomia que irá decorrer de 14 a 17 de agosto.
Ao longo dos dias a animação será permanente com vários grupos convidados. Recordar a presença da Banda de Música de Sta. Tecla na cerimónia de abertura, e no mesmo dia a atuação do grupo de Danças e Cantares do Divino Salvador de Ribas e o grupo “Charanga Apeles”. No feriado será destaque o desporto com um passeio de BTT noturno, a atuação do grupo “Maré Alta” e a “Banda do Galo”. No sábado, 16 de agosto, mais um passeio noturno, desta vez de jipes, a marcar o programa do certame. Pelo recinto da feira irá passar o grupo “os Amigos das Tainadas” e o grupo “Verde Canto”. Em dia de encerramento, destaque para um passeio de clássicos que irá decorrer ao longo do dia e para a atuação da “Tuna de Arnoia”, do Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo e do Rancho Folclórico os “Amigos do Castelo”. Para terminar em beleza, a XVII Feira de Artesanato e Gastronomia brindará todos os presentes com uma sessão de fogo-de-artifício.