Santa Maria da Feira, Turismo

Viagem Medieval em Santa Maria da Feira bate recorde de visitação

Viagem Medieval_2014A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria voltou a atingir números históricos de visitação. Apesar da chuva que se fez sentir em vários dias do evento, o número de visitas – comparativamente com a última edição, que já tinha atingido um recorde histórico de bilheteira – foi claramente superado em todos os dias em que não choveu. No próximo ano, o evento terá mais um dia de programação.

 

 

 

Até ao fim da tarde de domingo, 10 de agosto, foram contabilizadas cerca de 58 mil pulseiras vendidas – a pulseira é cada vez mais uma opção para os aficionados da Viagem Medieval, que desta forma podem visitar o evento vários dias – e cerca de 170 mil bilhetes diários, num total de 228 mil unidades. Os números não estão totalmente fechados, mas permitem confirmar a estimativa de anos anteriores, que aponta para uma média de 50 mil visitas diárias.

 

 

 

O último sábado, 9 de agosto, terá sido o melhor dia de sempre da Viagem Medieval. Considerando o número de pulseiras vendidas até essa data e o número de entradas vendidas no próprio dia (cerca de 36 mil), terão estado no recinto do evento cerca de 70 mil pessoas.

 

 

 

“Esta foi a maior prova de força da Viagem Medieval desde que o evento tem entrada paga. Apesar de termos sido confrontados com condições meteorológicas adversas sem precedentes, conseguimos números históricos de bilheteira e de visitação”, sublinha Paulo Sérgio Pais, da Organização.

 

 

 

Doze dias de Viagem

 

A 19ª edição da Viagem Medieval tem, desde já, uma novidade. A Organização considera que o crescimento gradual do número de visitas justifica o prolongamento do evento por mais um dia, já a partir do próximo ano, permitindo receber mais público sem beliscar a qualidade, o rigor, a segurança e a vivência que caracterizam esta recriação histórica. Assim, no próximo ano, a Viagem Medieval vai realizar-se de 29 de julho a 9 de agosto, e vai recriar o reinado de D. Afonso III.

 

 

 

A aposta na qualificação dos espaços e conteúdos da Viagem Medieval e a valorização dos espetáculos e áreas temáticas por parte do público contribuíram de forma decisiva para o crescimento do número de visitas. De ano para ano cresce o interesse dos visitantes pelos conteúdos de áreas temáticas como o Castelo d’El Rey, a Magia da Floresta ou o Povoado, e de espetáculos como a Tomada d’Elvas, D. Sancho II – O Último Luar, Festa na Praça, Amicitia e Unicórnio.

 

 

 

Também o projeto Viagem Acessível registou um crescimento exponencial nesta edição. O número de visitantes com deficiência visual e auditiva que integraram as visitas guiadas pelo recinto foi cinco vezes superior ao registado em 2013, ano de arranque do projeto, da mesma forma que cresceu o número de visitantes que usufruíram dos espetáculos e áreas temáticas com tradução em Língua Gestual Portuguesa e da exposição tátil, pensada especificamente para este tipo de público.

 

 

 

A estratégia de captação de novos públicos, nomeadamente turistas estrangeiros, através dos transfers gratuitos Porto – Feira, também superou as expectativas neste ano de arranque. O reforço de autocarros permitiu dar maior resposta à procura deste serviço, sendo que cerca de 40% dos utilizadores dos transfers foram visitantes estrangeiros.

 

 

 

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *