A Póvoa de Lanhoso tem sido palco das mais diversas competições em bicicleta, em que participam atletas e equipas de dentro e fora do país. Para a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso esta é uma oportunidade importante para a promoção da prática desportiva e para a divulgação do nosso Concelho, por isso, estes eventos têm contado com o apoio da Autarquia.
“A Póvoa de Lanhoso tem excelentes condições para acolher estas provas e consideramos que devemos apoiar estes eventos, pois permitem não só promover o desporto junto da nossa população, em especial dos jovens, mas também projetar de uma forma positiva o nosso Concelho”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.
Recentemente, no dia 1 de agosto, a 76ª Volta a Portugal em Bicicleta passou pelo nosso concelho no decorrer da segunda etapa entre Gondomar e Braga, com um percurso de quase 172 quilómetros. Victor Valinho da LDD foi o primeiro a passar a meta volante na Avenida 25 de Abril, na Vila Povoense.
Os ciclistas percorreram algumas das artérias centrais da Vila da Póvoa de Lanhoso e outras estradas. A comitiva entrou no nosso Concelho pelo lado da União de Freguesias de Águas Santas e Moure (ao longo da Estrada Nacional 205) e saiu pelo lado da freguesia de Santo Emilião (ao longo da Estrada Nacional 310).
De salientar que a cobertura jornalística desta prova por meios de comunicação social também contribuiu para dar a conhecer o nosso território para além das nossas fronteiras.
Mas outras competições ligadas às duas rodas têm tido por palco o nosso Concelho ou têm passado pelas Terras de Lanhoso. Assim, no dia 6 de julho, a freguesia de Taíde recebeu o 1º XCO – Marino Fonseca (BTT Porto de Ave), a oitava prova do Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) que antecedeu o Campeonato Nacional de BTT XCO que foi disputado no mesmo local no dia 13 de julho. Já no dia 12 de julho, Porto d’Ave, em Taíde, recebeu ainda o Campeonato Nacional de Team Relay (XCR), corrida de estafetas em BTT.
No dia 20 de julho, a última etapa da Volta a Portugal de Cadetes teve partida da Póvoa de Lanhoso. No mesmo dia, a Volta a Portugal do Futuro (Sub-23) também teve passagem pela Póvoa de Lanhoso.
“Estas são oportunidades para divulgação da Póvoa de Lanhoso como destino turístico junto dos atletas e elementos das suas equipas bem como do público. A Póvoa de Lanhoso tem excelentes condições naturais para a prática deste tipo de desporto. No caso do BTT, trata-se de uma modalidade com cada vez mais adeptos. Ao apoiar estas iniciativas estamos não só a promover o concelho, mas também a divulgar este tipo de desporto e a fomentá-lo principalmente junto dos mais jovens”, destaca a Vereadora do Desporto, Gabriela Fonseca.