Economia, Santa Maria da Feira, Turismo

Comitiva francesa visita Viagem Medieval em Santa Maria da Feira e fomenta negócios entre os dois países

reunião Joué-Lés-Tours e ToursEventos como a Viagem Medieval em Terras de Santa Maria colocam o concelho no mapa em termos culturais e surgem como “atractivos turísticos” determinantes para a economia, defendeu o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

“Santa Maria da Feira é uma referência nacional na área cultural, apostando continuamente na criatividade, na inovação e no envolvimento da comunidade local”, disse, destacando que a Viagem Medieval “é uma referência a nível europeu e é o evento que mais visitantes consegue mobilizar”.

A dinâmica económica subjacente ao certame – que recria até ao próximo domingo episódios do reinado de D. Sancho II, quarto rei de Portugal – foi dada a conhecer pelo próprio autarca à delegação da Câmara de Joué-Lès-Tours e da Câmara de Comércio e Indústria da Touraine, de visita a Santa Maria da Feira.

Emídio Sousa, que reuniu demoradamente com a comitiva, aproveitou a ocasião para acordar o programa de trabalho para os próximos anos ao nível da geminação com Joué-Lès-Tours e “Tours Plus”.

A permanência do grupo francês em território feirense permitiu o estabelecimento de vários contactos com empresas do município que pretendem expandir os seus negócios em França, um dos maiores mercados para o escoamento dos produtos aqui fabricados.

A funcionalidade da plataforma de negócios “BIZfeira” foi uma vez mais elogiada, tendo a comitiva estrangeira realçado a importância da iniciativa de apoio ao tecido empresarial.

“Sou um acérrimo defensor dos empresários. É através do seu arrojo, da sua capacidade de assumir riscos, de inovar e de desenvolver ideias que se cria riqueza e se promove o emprego em cada país”, reafirmou. “Por isso, as nossas políticas municipais de incentivo privilegiam os investidores, os empresários e os empreendedores”, acrescentou o presidente da autarquia de Santa Maria da Feira.

 

Reunião de trabalho

 

Durante a reunião de trabalho entre a autarquia e a delegação francesa, que decorreu no passado dia 02, foi manifestada a disponibilidade por parte da Câmara de Joué-Lès-Tours e da Câmara de Comércio e Indústria da Touraine em acolher jovens empresários de Santa Maria da Feira, através do programa europeu “Erasmus para Jovens Empresários”.

A dinamização de encontros empresariais e disseminação de boas práticas entre as plataformas de negócios “BIZfeira” e “ESPACE AFFAIRES” foram outros dos temas abordados, assim como a realização de uma acção de promoção dos produtos regionais de Santa Maria da Feira em Joué-Lés-Tours.

Em cima da mesa também a possibilidade de participação de empresas de Santa Maria da Feira em eventos a realizar em Joué-Lés-Tours e Tours, tendo sido lançado mesmo o convite às empresas da área da construção civil sedeadas no concelho que desejem participar no “Salon Habitat em Tours”.

Os trabalhos permitiram fortalecer os laços de geminação, designadamente com a promoção de iniciativas na área da educação e cultura, como o intercâmbio entre a Assembleia de Crianças e a “Conseil des Enfants”.

Ficou ainda definido a realização – já no próximo ano – de um encontro de programadores e directores artísticos dos festivais Imaginarius e Années Joué, com a finalidade de conhecer em pormenor a organização e funcionamento de cada certame, tendo como meta a realização de uma criação comum  com artistas dos dois países. Este projecto deverá ser submetido ao financiamento do programa europeu “Europa Criativa”.

Se procura empresas de criação de websites pode contactar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *