O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, entregou de forma simbólica, cerca de 42 apoios no âmbito do programa NaturaLanhoso. Apesar dos constrangimentos das Autarquias, o autarca assegurou que esta medida “é para manter” e notou que a preocupação da edilidade com a questão da natalidade, tão na ordem do dia, já vem do passado. Até ao momento, o investimento nesta resposta é de 76 mil euros.
Reconhecendo que não será devido a este apoio que as pessoas tomam a decisão de ter filhos, o Presidente da Câmara Municipal, considerou, no entanto, que “é sempre um incentivo” e que “as pessoas reconhecem este sacrifício que o Município faz ao apoiar estas famílias”.
No que se refere a estes 42 novos apoios, o valor do investimento é de 22 mil euros. “Este dinheiro fica na economia local da Póvoa de Lanhoso, nas farmácias, nas lojas, em tudo o que as crianças necessitarem. Isto também é uma forma de incentivar o comércio local”, salientou ainda o autarca. A Vice-Presidente da Autarquia, Gabriela Fonseca, também esteve presente.
O NaturaLanhoso já se estendeu a 141 crianças Povoenses. O programa tem uma dupla vertente, que lhe confere originalidade: por um lado, o apoio às famílias Povoenses com recém-nascidos, já que a verba tem de ser despendida na aquisição de bens e produtos para os bebés; e, por outro lado, o apoio à economia do concelho, já que o valor atribuído (que varia conforme o número de filhos) tem de ser utilizado no comércio local. Os apoios monetários podem ser de 500 euros (primeiro e segundo filhos), de 750 euros (terceiro filho) e de 1000 euros (quarto filho e/ou seguintes).
Durante a sessão simbólica de entrega destes apoios, as famílias receberam um diploma com o nome do bebé abrangido. A cerimónia realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 18h00.
As irmãs Eduarda Oliveira, mãe do Martim (seis meses), e Sandra Oliveira, mãe do Pedro, estiveram presentes com os seus bebés. A primeira, utilizou o valor do apoio na aquisição do berço e nas vacinas. “Acho que é uma medida extremamente inovadora e uma mais-valia para o comércio”, referiu. Sandra Oliveira destacou outro aspeto: “Também nos permite conhecer um bocado do que há aqui na zona da Póvoa de Lanhoso, porque assim procuramos mais cá e acho que é uma medida muito boa”.
Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech