Economia, Leiria, Marinha Grande

Leiria In – Semana da Indústria na Marinha Grande

LeiriaIn_SemanaIndustria15072014_9Cinquenta estudantes do ensino secundário de dez distritos do país encontram-se a visitar os concelhos da Marinha Grande e Leiria, no âmbito do projeto “Semana da Indústria – Leiria In”, que decorre de 14 a 19 de julho.

 

Esta iniciativa inédita é organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Fórum Estudante, em parceria com as câmaras municipais de Marinha Grande e Leiria, NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura e CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes.

 

Durante esta semana, está a ser realizado um conjunto de atividades em torno da indústria e das suas potencialidades, que abrangem visitas a empresas e indústrias locais e regionais, workshops, oficinas práticas e experiências culturais.

 

A Semana da Indústria pretende fomentar a consciência cívica dos estudantes sobre a importância da indústria para a economia e desenvolvimento de Portugal e permite despertar vocações para as profissões ligadas a este setor.

 

Os participantes são embaixadores de escolas secundárias, selecionados pelos melhores trabalhos de reflexão sobre o tema da Indústria e Produção, num desafio que decorreu entre março e junho e permitiu estimular a curiosidade de conhecer de forma aprofundada a realidade da Indústria.

 

Conhecer vidro, moldes e plásticos

 

O grupo de jovens foi recebido, na manhã do dia 15 de julho, no auditório do CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, pelo presidente da Câmara da Marinha Grande, Álvaro Pereira, e por responsáveis do CENTIMFE, CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes e AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem.

 

Álvaro Pereira deu as boas-vindas aos estudantes, convidando-os a, no futuro, elegerem a Marinha Grande como território para viver e trabalhar. Evidenciou a inovação e evolução da indústria do concelho, sobretudo ao nível dos setores do cluster vidros, moldes e plásticos. Os técnicos das associações setoriais presentes traçaram o perfil daquelas indústrias, evidenciando alguns indicadores económicos.

 

Ainda na Marinha Grande, os alunos visitaram as empresas Crisal (vidros), KLC (plásticos) e Tecnifreza (moldes). À tarde, conheceram o Museu do Vidro, as oficinas de trabalho em vidro e a Coleção Visitável do Futuro Museu da Indústria de Moldes.

 

Nos próximos dias, estão programadas mais visitas a empresas da Marinha Grande e Leiria, ao CDRsp – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto, momentos culturais e desportivos.

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *