As Praias Fluviais de Lapa dos Dinheiros e Vila Cova à Coelheira ostentam, pelo primeiro ano, os galardões de Praia Acessível e Loriga renova a Bandeira Azul e de qualidade de ouro.
Localizadas em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, as praias de Lapa dos Dinheiros, Loriga e Vila Cova à Coelheira confirmam a sua singularidade, ostentando galardões diferenciadores no panorama regional.
A praia de Loriga distingue-se pela particularidade de ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pela excelente qualidade de água, comprovada pela atribuição das Bandeiras Azul e de Ouro, hasteadas este domingo. A “Bandeira Azul” é um instrumento de distinção atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), atribuída anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. No que diz respeito ao galardão de ouro, da responsabilidade da Quercus, a praia tem de ter, durante cinco anos consecutivos, a classificação máxima na qualidade da água, que é o caso de Loriga.
Localizada na margem esquerda do rio Alva, a praia fluvial de Vila Cova à Coelheira situa-se num local com elevada qualidade paisagística, junto à linha de água, cuja beleza e características naturais do local potenciam a utilização do espaço como zona balnear, lazer e recreio. Esta praia hasteou este domingo, pelo primeiro ano, a Bandeira Acessível, classificação que pressupõe o cumprimento de um conjunto de regras que viabilizam a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
À semelhança de Vila Cova à Coelheira, a praia fluvial de Lapa dos Dinheiros também ostenta, pela primeira vez, a bandeira Acessível. Situada em plena ribeira da Caniça, a praia diferencia-se pelo enquadramento harmonioso com a paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos.
Estas praias, em conjunto com Sandomil, que também é praia oficial, muito embora este ano não exponha nenhuma bandeira, compõem a rede de praias fluviais do concelho de Seia, uma estratégia turística de valorização das potencialidades do território, resultante do investimento municipal realizado em anos anteriores, em estreita colaboração com as juntas de freguesia.
Para o Presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo, a rede de praias “em funcionamento, confere maior atratividade ao nosso território, privilegiando aqueles que nos visitam nesta altura com a possibilidade de desfrutar de praias com características diversificadas e detentoras de uma beleza natural única, beneficiando por sua vez a própria economia local”.
Se precisa de desenvolvimento de e-commerce pode ver a Livetech