Com o objetivo de sensibilizar os seniores residentes na Amadora, para os projetos de apoio que a Câmara Municipal disponibiliza a esta camada da população, realiza-se, nos próximos dias 25 e 26 de junho, uma ação de sensibilização de proximidade, com recurso a voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado da Amadora.
Como medida experimental, esta ação irá incidir na freguesia da Venteira, identificada pelos CENSOS 2011 como a parte do território onde residem mais idosos no concelho da Amadora.
No município da Amadora a população tem vindo progressivamente a envelhecer, sendo que, segundo o INE – Censos de 2011, das cerca de 175 000 pessoas que residiam no município, 19% do total da população tinha idade superior a 65 anos (aproximadamente 33 300 pessoas), dos quais 42% tinha idade acima dos 75 anos (aproximadamente 14 000 pessoas).
Além do envelhecimento da população aqui residente, são notórias as situações de grave carência sócioeconómica e um aumento do número de idosos isolados.
Os voluntários, que terão uma ação de formação obrigatória ministrada pela Autarquia, estarão devidamente identificados e acompanhados por técnicas da Divisão de Intervenção Social.
A Câmara Municipal da Amadora tem vindo a desenvolver diversos projetos no âmbito da ação social, como forma de promoção do envelhecimento ativo, de combate ao isolamento e à solidão, bem como a integração social dos seniores.
Para ficar a conhecer melhor os projetos desenvolvidos pela autarquia, pode visitar o site da CMA em www.cm-amadora.pt/solidaria.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech