Este ano, o Município de Vagos comemora 500 anos da outorga dos Forais Manuelinos de Soza e Vagos. Para assinalar tão importantes acontecimentos, a Câmara Municipal de Vagos está a promover dois eventos únicos, com conteúdos alusivos ao momento histórico e de grande envolvimento da comunidade.
Uma das expressões mais interessantes da época que se pretende recriar eram as feiras, pois assumiam-se como espaço de negócio mas também de lazer, encontro e convívio das comunidades, pelo que atraiam inúmeras pessoas.
Nos dias 28 e 29 de junho, em Soza, vão ser recriadas algumas dessas vivências, pelo que a Câmara Municipal de Vagos está a trabalhar com a comunidade local, e outros agentes culturais com experiência neste tipo de eventos, na organização de um mercado quinhentista, com artesãos, mercadores e místicos, que vão apresentar-se com produtos, materiais e conhecimentos representativos da época medieval. Associações e coletividades locais dinamizarão uma área de degustação de ementas e produtos gastronómicos típicos deste tipo de eventos e os mais pequenos poderão ficar a conhecer e divertir-se com os jogos e brincadeiras da época.
Um momento alto das comemorações será a recriação histórica da outorga do Foral de Soza, que está ser preparada em articulação com o Fantástico – Grupo de Teatro e que terá lugar no domingo, dia 29 de junho.
Para além da comemoração e da valorização de um acontecimento histórico único, para a comunidade de Soza e para o Município de Vagos, a Câmara Municipal pretende que este evento seja um grande momento de envolvimento da comunidade e uma oportunidade de enriquecimento das associações locais, através do contacto e troca de experiências e saberes com outros agentes culturais, e dos seus munícipes, facultando a possibilidade de participarem em ações de formação nas áreas da música, da dança ou da representação, por exemplo, assumindo papel preponderante na dinâmica das atividades do programa das comemorações.