Celorico de Basto recebeu este fim-de-semana, 24 e 25 de maio, um workshop de Agricultura Biodinâmica, nos jardins da Estação de Celorico de Basto, lecionado por Henrique Bastos.
A Ecopista do Tâmega, em Celorico de Basto, viu este fim-de-semana um dos seus jardins restaurados por voluntários que se inscreveram num workshop que teve por objetivo reabilitar um dos jardins mais históricos da ecopista, o jardim da estação de Celorico de Basto.
“Foi objetivo tornar o jardim mais apelativo para a população que diariamente passa na ecopista e simultaneamente levar aos presentes no workshop alguns conhecimentos sobre a agricultura biodinâmica,” salientou o vereador da cultura, Fernando Peixoto.
A iniciativa permitiu a restauração do jardim, com poda de sebes, mobilização de solo, recolha de resíduos, nivelamento e desinfeção. Permitiu ainda a correção do PH, fertilização, elaboração do preparado biodinâmico para estimulação das raízes. Os presentes cultivaram plantas aromáticas e medicinais, flores comestíveis e hortícolas. O workshop permitiu ainda a consociação das espécies de acordo com a compatibilidade energética.
Os presentes, devidamente equipados e com utensílios próprios “meteram mãos à obra” e reabilitaram o jardim da Estação de Celorico de Basto