Início Temas Cultura Autarquia de Oliveira de Azeméis premeia seguidores da fotografia de Fernando Paúl

Autarquia de Oliveira de Azeméis premeia seguidores da fotografia de Fernando Paúl

0

DSC07804A Câmara de Oliveira de Azeméis procedeu à entrega de prémios no âmbito do concurso de fotografia Fernando Paúl destinado a homenagear a memória e o talento artístico do reconhecido fotógrafo oliveirense.
«A criação do prémio Fernando Paúl surgiu da necessidade de estimular e promover a fotografia e fomentar o conhecimento, a divulgação e a memória do património e tradições do concelho», afirmou a vereadora da cultura.
Para Gracinda Leal, «o concurso é uma homenagem merecida e uma forma de descobrir novos talentos», pelo que «a paixão que Fernando Paúl teve pela sua arte merece o nosso reconhecimento».
O concurso “obrigava” os participantes a apresentarem trabalhos fotográficos sobre elementos de interesse histórico e do património do município.
Realizado no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Lugares de Memória”,  do concurso fotográfico, aberto à participação de toda a comunidade, saíram dois vencedores: Vítor Manuel Marques Bastos, com o primeiro prémio «Pelourinho», e António Alves Tedim, com o segundo prémio «Descanso na natureza».
Na cerimónia de entrega de prémios esteve presente Branca Paúl, filha de Fernando Paúl, que aproveitou o momento para informar a autarquia de que «todo o espólio deixado» pelo pai será cedido ao município.
Recorde-se que o antigo fotógrafo nasceu em Oliveira de Azeméis a 10 de Fevereiro de 1922. Filho de Eduardo Paúl, reconhecido fotógrafo na cidade do Porto, viria a dar continuidade à atividade profissional do pai na conhecida casa Foto Paúl.
O seu gosto e empenho pela arte fotográfica levou-o a ficar da posse de um importante acervo documental que permite hoje acompanhar as mudanças que o concelho sofreu ao longo do século XX.
Segundo a autarca, «o seu espólio é duplamente importante não só pela sua qualidade técnica e artística, mas por ser uma fonte imprescindível no registo gráfico do património cultural oliveirense».
A exposição dos trabalhos estará patente até ao dia 09 de maio no arquivo municipal no horário de funcionamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui