O Mercado Municipal de Pinhal Novo recebe, entre 22 de abril e 3 de maio, uma Feira do Livro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro (23 de abril) e dos 40 anos do 25 de Abril. A promoção do livro e da leitura é o principal objetivo da iniciativa, organizada pelo Município, em parceria com o Grupo Porto Editora e com a Associação FIAR. Estarão disponíveis cerca de dois mil títulos, das editoras Porto Editora, 11X17, Arte Plural Edições, Bertrand Editora, Contraponto, Gestão Plus, Pergaminho, Temas e Debates e Quetzal Editores, com desconto de 15% sobre o preço de capa.
A par da Feira, os visitantes e a comunidade educativa poderão desfrutar de um programa de animação, com oficinas, teatro e vários encontros com escritores e sessões de autógrafos.
A Feira do Livro estará aberta de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 às 18h30, e aos sábados e domingos, entre as 9h00 e as 14h00. Encerra nos dias 25 de abril e 1 de maio.
Programa de animação:
26 de abril – 15h00 (Biblioteca de Pinhal Novo) | Oficina de Marionetas de Varas*
28 de abril | Encontro do escritor Fernando Mendonça com alunos do 1º ciclo
29 de abril | Encontro dos escritores Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira com alunos do 1º ciclo
29 de abril – 15h00 (Biblioteca de Pinhal Novo) | Encontro da escritora Rita Taborda com alunos do EB
30 de abril – 19h00 (Biblioteca de Pinhal Novo) | Encontro com a escritora Ana Margarida Carvalho
03 de maio – 19h00 (Biblioteca de Pinhal Novo)| Conversa sobre o livro de Rossana Appolloni “Ousar ser feliz”, com a atriz Io Appolloni
03 de maio (Biblioteca de Pinhal Novo) | Performance pelo grupo de teatro “As Avózinhas”
(data a confirmar) 19h00 (Biblioteca de Pinhal Novo) | Encontro com o escritor Mário de Carvalho
* Reciclagem dá origem a Marionetas de Varas
No âmbito do programa de animação da Feira do Livro, a Biblioteca Municipal de Pinhal Novo é palco, no dia 26 de abril, às 15 horas, de uma Oficina de Marionetas de Varas por Ana Cristina Dias. Nesta oficina, destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, cada participante irá construir uma marioneta de varas, utilizando materiais como folhas de jornal, palhinhas ou embalagens. Através do recurso a este tipo de materiais, pretende-se despertar a sensibilidade dos mais novos para a reciclagem e criar objetos lúdicos, criativos e acessíveis.
A inscrição tem o valor de três euros (materiais incluídos) e deve ser formalizada previamente através do email bibliotecas@cm-palmela.pt ou do telefone 212 336 632.