As comemorações dos quarenta anos do 25 de Abril vão ter em Tomar uma expressão como há muito não se via e colocando-a em destaque entre as cidades que vivem plenamente a Democracia. Tomar era um dos poucos concelhos da região onde as comemorações não tinham a dignidade a que o dia obriga. Vão ser três dias plenos de actividades para que os princípios fundadores da nossa Democracia não sejam esquecidos, numa organização do Município de Tomar e das colectividades e outras entidades participantes. Nos dias de hoje, em especial para a gerações mais novas, é importante lembrar Abril, sendo o ponto alto das comemorações o momento em que a Assembleia Municipal que se vai reunir em sessão solene, com a presença dos legítimos representantes da vontade popular.
O programa começa logo na tarde de quinta-feira, dia 24, com a inauguração na Biblioteca Municipal, pelas 17h30, da exposição “Cartazes de Abril”, com base na magnífica colecção que aquela instituição possui.
Nessa noite, e como já vem sendo tradição, a Tuna’Sabes Cantar, da Escola Santa Maria do Olival, apresenta o espectáculo “Canta-me como foi”, este ano com o tema “Inquietação”.
40 morteiros e sessão solene
No “dia inicial inteiro e limpo”, como lhe chamou Sophia de Mello Breyner, a manhã começará com uma salva de 40 morteiros na cidade, pelas 8h30. Às 10 horas, a Assembleia Municipal reunirá em Sessão solene comemorativa dos 40 anos de liberdade.
Durante todo o dia, entre as 8 e as 19 horas, o Estádio Municipal recebe o 1.º Torneio 25 de Abril, organizado pela Escola de Futebol de Tomar. Ali ao lado, na Zona Desportiva, das 12 às 18 horas, haverá Torre de Escalada e Rapel do Exército.
A tarde de 25 será doce e animada. Na Praça da República, das 15 às 18 horas, actuarão sucessivamente a Banda da Sociedade Nabantina, Serafim @ Zé, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Peralva e o Rancho Folclórico de S. Miguel de Carregueiros.
Muita música temperada com doces
Será a Praça da Liberdade, onde desaguam as ruas em que se pode trilhar um Doce Passeio Doce, no sentido mais verdadeiro da palavra, com uma mostra e venda de doçaria na Praça, na Corredoura e na Rua Silva Magalhães.
Às 18 horas, na Casa Manuel Guimarães, situada nesta última artéria, abrem as portas da Exposição de Fotografia “Espelho Nosso”, de Tiago Mota Garcia.
À noite, continua a animação, com dois espectáculos simultâneos, que apenas implicam a escolha. No Cine-Teatro Paraíso, o Coro Misto da Canto Firme evoca um dos nomes mais sonantes da música português e da luta anti-fascista: “Fernando Lopes-Graça”. E na sede do Espaço 0, na Rua S. João, nº 81, decorre o espectáculo de música e poesia “40 pós 25”, com o grupo Norma d´Alma.
O desporto é para todos
No sábado, 26 de Abril, relembrando o espírito que envolveu o país nos dias seguintes à Revolução dos Cravos, a Praça da República volta a vestir-se de tons de Liberdade com Música de Abril. De novo entre as 15 e as 18 horas, actuarão sucessivamente a Banda da Pedreira, a Banda Filarmónica Payalvense “Manoel de Mattos”, o Rancho Folclórico da Linhaceira e o Rancho Folclórico “Os Canteiros da Pedreira”.
O desporto também volta a sair à rua e é para todos. O Torneio 25 de Abril em futebol prossegue no Estádio, todo o dia, a Torre de Escalada e Rapel estará na Zona Desportiva das 10h30 às 18h00 e ali mesmo, com a frescura do rio e do arvoredo a convidar à participação, decorrem das 15 às 18 horas um conjunto de actividades para Crianças e Jovens com a participação de Associações Culturais, Desportivas e Juvenis do concelho e que incluem:
– Canoagem (CCD CMT / Grupo Desportivo da Nabância)
– Basquetebol (Núcleo Sportinguista de Tomar)
– Ténis (Ténis Clube de Tomar)
– Nautimodelismo (Pantanal Club)
– Pinturas faciais e modelagem de balões (Projecto Sobre Rodas)
– Juventude Popular de Tomar
– Juventude Social-Democrata de Tomar
– Juventude Socialista de Tomar
– Associação Portuguesa de Turismo Cultural
– À descoberta da vida (atelier da Associação dos Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar)
Especificamente entre as 16 e as 17 horas haverá ainda Aulas de Zumba, pela Fajudis.
As actividades comemorativas do 25 de Abril em Tomar terão o seu término com a exibição do filme do Grupo de Teatro Fatias de Cá baseado na peça “Tomar em Revista” e que terá lugar no Cine-Teatro Paraíso, às 18h00.
O Município de Tomar agradece a todas as associações e entidades que se disponibilizaram a colaborar no engrandecimento destas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, sublinhando que apenas uma associação tenha recusado o convite para a estas se associar.