Início Temas Cultura Rádios do Séc. XX em exposição no 3º aniversário do Museu da Electicidade em Seia

Rádios do Séc. XX em exposição no 3º aniversário do Museu da Electicidade em Seia

0

O Museu Natural da Electricidade celebra, no próximo dia 11 de abril, o seu 3º aniversário, data que será assinalada com a inauguração da exposição “Rádios do Século XX – Onda Média e Frequência Modulada”, pelas 15h.

Reunindo objetos museológicos do percurso histórico da rádio, a exposição temporária do Museu da Electricidade dá a conhecer, a partir desta data e até 11 de outubro, a evolução estética e tecnológica dos aparelhos de rádio, nas primeiras sete décadas do século passado. A ligação da rádio a este espaço museológico é evidente pois, na região da serra da Estrela, a difusão da rádio só foi possível em virtude da entrada em funcionamento, em 1909, da Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro, hoje Museu Natural da Electricidade.

A história da Central da Senhora do Desterro remonta a 1907, ano em que a, então, Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela, agora EDP, iniciou a sua construção, tendo sido o primeiro aproveitamento hídrico, dos quatro existentes sobre o rio Alva.
Localizada na Senhora do Desterro, esta central manteve-se em atividade até meados dos anos noventa.

Visitável desde 2011, altura em que abriu ao público enquanto Museu Natural da Electricidade, a centenária central detém verdadeiros tesouros do património industrial que enquadram uma exposição permanente acerca da eletricidade, dos recursos hídricos da serra da Estrela e das energias renováveis em Portugal. Aqui, pode tomar-se contacto com o processo de produção da central, compreendendo o funcionamento dos quatro grupos geradores equipados com turbinas Pelton, do painel do comando, da conduta, do canal de restituição da água ao rio Alva, e também, com diversas ferramentas de apoio usadas na manutenção das máquinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui