A nova biblioteca municipal abriu portas a 19 de junho de 2009 e recebeu o nome de Fernando Piteira Santos, em homenagem a este homem das letras e defensor da liberdade, nascido na Amadora em 23 de janeiro de 1918.
É um dos principais equipamentos culturais do concelho, reunindo um vasto património documental.
Possui 345 lugares sentados para leitura, consulta e utilização das novas tecnologias, com 4 balcões de atendimento nos 4 pisos para serviço de referência, de informações e de apoio e acompanhamento dos leitores. Tem um auditório, com capacidade para 81 lugares, equipado com sistema de som, vídeo e audioconferência e ainda várias áreas destinadas a exposições.
Com o objetivo de melhor satisfazer as necessidades da população, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos tem vindo a apostar no aumento e na diversificação de serviços de âmbito sociocultural, procurando abranger os diversos tipos de público.
Para o ano 2014 estão agendadas um conjunto de iniciativas, dirigidas aos diferentes públicos: exposições, atividades ludicoculturais destinadas aos alunos das escolas durante a semana e aos sábados para o público infantojuvenil e suas famílias; aquisição de competências em novas tecnologias para crianças e seniores (projetos “Seguranet: juntos vamos criar uma Internet segura” e “Seniores n@ NET”) e visitas guiadas à biblioteca, são apenas algumas das ofertas que a biblioteca disponibiliza, gratuitamente.
“Histórias ao final do dia…para pais, avós, filhos e netos”, Hora do Conto com fantoches “Pai! Não consigo dormir” de Michel Foreman, Hora do Conto: “Os presentes” de Maria Keil e “Anjos de pijama” de Matilde Rosa Araújo, dramatização teatral: “A cadeira que queria ser sofá” de Clovis Levi, Clube de Leitura, “Viagem ao Mundo dos Livros”, “Conto Contigo na Biblioteca!”, “Bebeteca” e Ateliê “Criar e Reciclar”, são exemplos de iniciativas que pretendem desenvolver nos mais novos o gosto pela leitura e pela escrita, fomentando a imaginação e criatividade e que procuram o envolvimento de toda a família e comunidade educativa, criando uma relação de maior proximidade entre estes e a Biblioteca.
Além dos serviços prestados em horário normal (das 10.00h às 19.00h), o horário alargado (“For@ de horas”!), praticado entre as 20.00h e as 24.00h, de segunda-feira a sábado, é outra das apostas, que procura dar respostas a diferentes necessidades da população, que pode, também neste horário, utilizar a rede wireless nos dispositivos pessoais móveis, aproveitar o espaço como local de estudo e fruir da leitura de periódicos.
Entre as 10.00h e as 19.00h, é dada a possibilidade a todos os leitores de consultar, gratuitamente, o jornal Público em formato digital, além de um conjunto diversificado de revistas de várias áreas, nomeadamente: Plural & Singular (dedicada à temática da deficiência), Blimunda, Análise Social, Análise Psicológica, Colóquio – revista de artes e letras, Sociologia – problemas e práticas, Julgar, Revista Portuguesa de Saúde Pública, Bang Edições de Emergência – leitura/fantástico e ainda duas revistas de BD: Marvel e Calafrios, também em formato digital.
A Biblioteca Municipal possui um catálogo disponível online para pesquisa de documentos e tem ainda dois fundos documentais: o Fundo de Banda Desenhada, com mais de dez mil livros e obras de referência e o Fundo Piteira Santos, composto por mais de 15 mil obras. De referir também a existência de um PC disponível para utilizadores portadores de necessidades especiais.
Com o objetivo de reduzir as dificuldades de acesso à cultura e à informação sentidas por residentes com limitações de mobilidade, este equipamento municipal leva também a cabo o projeto “A Biblioteca vai a Casa”.
Além deste equipamento, o município dispõe ainda de uma outra biblioteca – o Polo da Boba – inaugurada a 11 de setembro de 2005 e localizada em São. Brás, freguesia de Mina de Água, com lotação para 40 lugares. Esta biblioteca divide-se por áreas funcionais: receção, setor infantil-juvenil/ setor de adultos e periódicos e setor de informática e Sala Multiusos.
Remete-se, em anexo, documento com a programação detalhada da biblioteca para o ano 2014.
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães – Venteira
Telefone: 21 436 90 54
Fax: 21 494 87 77
E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt
www.cm-amadora.pt/bibliotecas
Horário da Biblioteca:
2.ª feira e sábado: das 10.00h às 18.00h, das 20.00h às 24.00h
3.ª a 6.ª feira: das 10.00h às 19.00h, das 20.00h às 24.00h