A Câmara Municipal de Felgueiras está a distribuir em todas as Escolas Básicas do concelho uma caderneta de cromos intitulada “A Quinta Mágica” desenvolvida pelos serviços da educação da autarquia com o objetivo de incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis, nomeadamente, hortofrutícolas.
Durante a entrega dos exemplares nas escolas do concelho, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro explicou a pretensão da ação: “queremos alertar os jovens para a importância de uma alimentação equilibrada” e acrescentou que a publicação é, acima de tudo, “um suporte que permite aos docentes desenvolverem atividades que motivem as crianças a consumirem fruta e vegetais, alimentos benéficos para a saúde”.
O vereador da Educação, João Sousa, sublinhou que “esta publicação surge aliada a um conjunto de medidas que a autarquia tem vindo a implementar no sentido de motivar as crianças e os jovens a adotarem bons hábitos de vida”, realçando a facilidade de acesso a equipamentos desportivos para a prática de atividade física, e a existência de programas de Ocupação de Tempos Livres, durante as interrupções letivas, que proporcionem momentos de convivência e que contrariem o isolamento e a inatividade, cada vez mais frequentes.
Esta primeira edição da caderneta “A Quinta Mágica” permite aos alunos/as do 1.º ciclo aprofundarem os seus conhecimentos sobre as diferentes frutas e produtos hortícolas contribuindo para o sucesso do programa Regime de Fruta Escolar, de âmbito Europeu, o qual consiste na distribuição gratuita de 1 peça de fruta, 2 vezes por semana, aos alunos/as do 1.º ciclo que frequentam os 28 estabelecimentos de ensino básico do concelho, abrangendo atualmente 2234 crianças.
A implementação deste Programa ganha especial importância com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente à necessidade da ingestão diária de 400 gramas de fruta e hortícolas por pessoa, sendo particularmente relevante e imprescindível o consumo de frutas e hortícolas entre a população escolar.
Esta caderneta é mais do que um livro colorido e divertido, é um recurso didático que descreve, através das personagens da “A Quinta Mágica”, as principais características de cada fruto/hortícola incluídas no programa; ilustra a árvore/plantação de onde provém; exibe um quadro informativo com a fruta/hortícola da época com base nas quatro estações do ano e inclui um conjunto de atividades/jogos (labirinto, palavras-cruzadas, descoberta das diferenças, união de pontos, sopa de letras, etc.) que apoiam na assimilação do conteúdo. Além disso, prevê a distribuição de uma coleção de cromos, um por cada dia de distribuição de fruta/hortícola, para que cada criança o cole na sua caderneta, incentivando-a desta forma a consumir a peça de fruta/hortícola na totalidade.
O projeto vai mais longe: com base na descrição das 12 personagens da “A Quinta Mágica” e na restante informação da caderneta, as crianças irão ter a oportunidade de participarem num concurso, com uma história e uma ilustração, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.
Os quatro melhores trabalhos (um por cada ano escolar) receberão um prémio, mas o trabalho vencedor (o melhor dos quatro) irá fazer parte da caderneta do próximo ano. Para mais informações, consulte o regulamento em: www.cm-felgueiras.pt .