O Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal da Autoridade Nacional de Proteção Civil, com o apoio dos municípios do Seixal, Almada, Palmela, Sines e Setúbal, realiza, durante o mês de março, as II Jornadas Distritais de Proteção Civil. No Seixal, o debate decorre no dia 19 de março, quarta-feira, a partir das 9.30 horas, no Auditório dos Serviços Centrais da Autarquia e tem como temáticas Socorro e Salvamento e Emergência Médica.
Na área do Socorro e Salvamento serão abordadas a intervenção das equipas cinotécnicas, as diferentes valências do socorro nos corpos de bombeiros e a organização de resposta no salvamento marítimo. A Emergência Médica é o tema do segundo painel do dia, onde serão abordados o papel do INEM, a vertente operacional do Sistema Nacional de Saúde e a Assistência Médica Internacional.
Com o lema «Proteção Civil e Cultura de Prevenção para Uma Sociedade Mais Segura», estas jornadas têm como objetivo sensibilizar para a importância da atividade da Proteção Civil, promovendo a preparação, prevenção e autoproteção das pessoas e bens.
A iniciativa passa pelos municípios do Seixal, Almada, Palmela, Sines, com seminários que incidem sobre várias temáticas.
O evento teve início no dia, 5 de março, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, onde foi debatido o papel da comunicação social na proteção civil e as catástrofes tecnológicas. Seguiu para o município de Palmela no dia 12, tendo como temáticas as catástrofes naturais e medicina, higiene e segurança no trabalho. As jornadas terminam no dia 26 em Sines, com intervenções sobre o voluntariado em proteção civil.
A iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que se celebra a 1 de março, e que todos os anos tem sido assinalado em Portugal através de vários eventos.
Precisa de sapatos ortopédicos verifique na Lola