Arouca

1500 árvores plantadas num só dia nos Viveiros da Granja em Arouca

No dia 8 de Março vai proceder-se à reflorestação dos Viveiros da Granja, com a plantação de árvores de diferentes espécies que contribuirão para restaurar o ecossistema daquela área. O objetivo é plantar 1.500 árvores num só dia, na área abrangida pelos Viveiros da Granja, sendo as árvores (carvalho-negral, carvalho-alvarinho, vidoeiro, medronheiro, azevinho e catapereiro) provenientes do programa Floresta Comum. A ação de plantação é desenvolvida no âmbito do «Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto», cujo objetivo é fomentar o interesse não só pela preservação da floresta, mas também aumentar e melhorar a qualidade da área de floresta nativa, através de uma iniciativa colaborativa na qual têm um papel fundamental as autarquias, os cidadãos, os proprietários florestais, as associações, as empresas, entre outros.

O projeto prevê reflorestar, até 2015, cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos.

A ação de plantação é desenvolvida no âmbito do «FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto» e, é promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Arouca, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Associação Florestal de Entre o Douro e Vouga e o Conselho Diretivo dos Baldios da Ameixieira, Currais e Cales.

Cada um de nós também deve contribuir para a reflorestação, como parte de um desenvolvimento sustentável, que preserve os nossos recursos naturais. Participe nesta ação de reflorestação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo