Educação, Óbidos

Alunos de Óbidos fazem documentários sobre realidade escolar

Complexo dos ArcosSerão apresentados, no próximo dia 31 de janeiro, sexta-feira, pelas 21 horas, no auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, oito documentários, no âmbito da “Operação Stop”, feitos pelos alunos das escolas de Óbidos, Vila Nova da Barquinha, Mondim de Basto e Paredes.

A “Operação Stop” é um projeto em que os alunos participam em todas as etapas de realização de um documentário, que reflete sobre a realidade escolar. O projeto foi desenvolvido em parceria com as Câmaras Municipais de Óbidos, Mondim de Basto, Paredes e Vila Nova da Barquinha e com as escolas Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Agrupamento Vertical de Escolas de Mondim de Basto, Escola Secundária de Vilela e Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

Sinopse
A imagem ganha um peso cada vez maior nos conteúdos de comunicação da sociedade contemporânea. Saber ler a imagem – conhecendo os seus mecanismos de produção, manipulação e construção de sentido – deve ocupar um lugar importante nas estratégias de aprendizagem, à semelhança do que acontece com a palavra e a língua.

O projeto “Operação Stop” juntou grupos de professores e alunos em torno de uma oficina de vídeo para refletir sobre a realidade escolar e construir, a partir dela, pequenos documentários com mensagens contraditórias. Desta forma, a identificação dos fatores que condicionam a realidade escolar – instalações, equipamentos, relação professores/alunos, projetos extracurriculares, envolvimento dos encarregados de educação, parcerias com outros agentes locais… – tanto os que se constituem como fatores de inibição da inovação, como os que, pelo contrário, podem ser considerados como incentivos à modernização e ao desenvolvimento, servem de base para a construção de visões opostas sobre essa mesma realidade.

Ao envolver os alunos em todas as etapas da produção do documentário – guião, storyboard, escolha e preparação de cenários, condução de entrevistas, textos, filmagem e edição – o projeto utiliza o processo de realização dos vídeo documentários como estratégia de aprendizagem.

Evento do dia 5 de Março 2014
No dia 5 de Março de 2014 serão apresentados, na Fundação Calouste Gulbenkian, os 8 documentários que foram produzidos pelas escolas envolvidas. Estarão presentes alguns dos alunos e professores participantes. A apresentação dos documentários será seguida de um debate.

Hora: 15h00  |  Local: Edifício Sede, Auditório 3  |  Entrada livre

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *