A aldeia de Natal, junto à entrada do Mercado Municipal em Celorico de Basto, está oficialmente inaugurada e será durante a quadra que se vive, local de visita obrigatória.
“No Natal vive-se, por excelência, a solidariedade, a partilha e a comunhão, mas é também sinal de alegria e fé. Nesta altura, criamos o ambiente próprio da quadra para que todos vivam a magia do Natal e o presépio é definitivamente, o grande enfoque, desenvolvido nesta altura”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
Este presépio é desenvolvido na íntegra pelos funcionários da Câmara Municipal e a cada edição incorpora imagens diferentes. “Este ano criamos o Castelo de Arnoia da forma mais fiel possível, e estamos a desenvolver este presépio para que daqui a alguns anos contemple os principais edifícios que caracterizam o concelho de Celorico de Basto”, referiu Edgar Pereira, responsável pela iniciativa.
Este presépio dispõe de figuras robotizadas que dão ideia de movimento, um fator de atração e curiosidade junto dos visitantes e sinal da minuciosidade com que os funcionários criaram as figuras que preenchem este presépio.
Recorde-se que outros presépios públicos estão em exposição em diferentes pontos do concelho promovidos por entidades, associações ou particulares. Destaca-se o presépio de Molares desenvolvido anualmente com todo o cuidado e com características únicas. Um presépio que é alvo de milhares de visitas todos os anos.