Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Garfe, aldeia dos Presépios” já abriu à comunidade na Póvoa de Lanhoso

Visita aos Presépios 2Uma breve apresentação teatral sobre o Natal numa perspetiva contemporânea e de recuperação da esperança, com a participação de cerca de 40 pessoas da freguesia, foi o momento que marcou o arranque da edição deste ano de “Garfe, aldeia dos Presépios”, na tarde de domingo, dia 15 de Dezembro.

 

Esta iniciativa, que é promovida há 12 anos pela paróquia de Garfe, conta com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Junta de Freguesia local. Este ano, são 15 os presépios, que podem ser vistos até 5 de Janeiro.

 

“Hoje é um dia de festa e até o São Pedro está connosco!”, começou por referir o Presidente da Câmara, Manuel Baptista, na abertura oficial, antes da apresentação da peça “Armazém dos Presépios”. “Quero agradecer ao Senhor Padre Luís por esta iniciativa. Já há cinco anos que o Município se associa a esta iniciativa que cada vez é mais valorizada e cada vez traz mais pessoas a visitar o nosso concelho”, afirmou ainda o autarca, de entre outras considerações. “Parabéns povo de Garfe, viva a Póvoa de Lanhoso e viva esta iniciativa que é rica e que tem a ver connosco”, finalizou.

 

“Esta iniciativa, cheia de esforço, trabalho e arte, mostra o pulsar desta pequena comunidade, que é Garfe”, referiu o pároco, padre Luís Peixoto Fernandes, agradecendo também à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia, “por serem parceiras nesta iniciativa e por toda a colaboração sempre demonstrada”, assim como aos responsáveis e participantes na encenação “Armazém dos Presépios”, de entre outras considerações. “Num momento em que quase todo o País se rende aos lamentos da crise aqui, sentindo-a, como a sente o resto dos nossos concidadãos, queremos fazer cada vez mais coisas e com maior alegria, porque acreditamos que é no trabalho e no querer que Portugal há-se conseguir voltar a ultrapassar ‘cabos e marés’”, salientou ainda.

 

O pároco leu também uma mensagem do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, ausente. “A paróquia, na pessoa do seu pároco, Padre Luís Peixoto e demais comunidade com a prestigiosa colaboração da autarquia municipal e local pode sentir-se orgulhosa por ter iniciado e ser a alma deste evento. Ele, para mim, é uma verdadeira experiência de evangelização através duma comunidade que coloca a render os seus talentos e manifesta, nas palavras do Papa Francisco, ‘A alegria do Evangelho”, foi lido, de entre outros aspetos.

 

Debaixo de temperatura agradável e com tempo solarengo foram centenas os garfenses e forasteiros que não quiseram perder a abertura oficial da iniciativa, junto à Igreja Paroquial, onde se realizou a encenação teatral da autoria de Maíra Ribeiro, que envolveu o Theatro Club municipal e elementos da população local de quase todas as idades.

 

Seguiu-se a visita aos 15 presépios, começando por um presépio do Centro Social inspirado na filigrana tradicional da Póvoa de Lanhoso e pelo da Igreja Paroquial, este com a particularidade de ser movimentado. As pessoas participantes no Passeio Pedestre da Aldeia dos Presépios também fizeram este percurso.

 

Residente em Braga, Clemente Martins, e a esposa, Conceição Sousa, visitaram os presépios pela segunda vez. “São iniciativas que são positivas. Acho que se deve prosseguir com elas, até para se trazer pessoas de fora”, considerou. “Se não gostasse da primeira vez não voltava cá!”, assegurou. “Pelas inovações e pelo carinho que as pessoas têm em mostrar aquilo que gostam de dizer e de mostrar aquilo que sabem eu acho que vale a pena termos estas iniciativas. Pela minha parte, acho que vale a pena visitar”.

 

Este evento conta com um programa paralelo de animação que envolve, por exemplo, a Feira Semanal “Aldeia dos Presépios”, em datas definidas. Manuel Cunha, cesteiro, é um dos participantes. “Gosto disto, gosto de participar, não só para vender, mas para mostrarmos o que temos na nossa freguesia e no concelho”. Já sobre a iniciativa dos presépios, referiu: “Tenho uma opinião muito boa. Acho que isto de ano para ano está melhor. Acho que é muito positivo, porque os presépios trazem muita muita gente a Garfe e isto dá valor à freguesia e ao concelho”.

 

O programa envolve ainda animação musical aos sábados à noite (na Igreja Paroquial). Este ano, participam os seguintes presépios elaborados pelas pessoas da comunidade: Pinheiro, Escola Eb1/JI de Garfe, São Roque/Teire/Azenha Nova, Salgueiros, Fonte Milho/Comenda/São Pedro, Cilindro, Carvalhinho, Assento/Rande/Igreja de Cima, Gondiães “Escuteiros”, Devesa, Quintã/Eiras/Outeiro/Condes, Pena, Centro Social e Paroquial de Garfe, Rancho de Garfe e La Fare-les-Oliviers.

 

“Garfe, aldeia dos Presépios” faz parte da estratégia global “Póvoa de Lanhoso – A Estrela do Natal” que engloba ainda a iniciativa “Aldeia Natal”.

 

O objetivo de “Póvoa de Lanhoso – A Estrela do Natal” é fazer do nosso concelho ponto de paragem obrigatório para miúdos e graúdos durante a época natalícia e promover as Terras de Lanhoso.

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *