Os municípios de Vila Real de Santo António e Castro Marim, a Associação Humanitária de Bombeiros de VRSA, a Federação dos Bombeiros do Algarve e a Escola Nacional de Bombeiros celebraram, esta quarta-feira, um protocolo para a instalação de uma Unidade Local de Formação em Vila Real de Santo António.
A futura unidade formativa ficará localizada no quartel do Corpo de Bombeiros de VRSA e responde a uma aspiração antiga dos Bombeiros do Algarve, uma vez que, até agora, não existia nenhum centro de formação no distrito de Faro, o que obrigava os soldados da paz a deslocarem-se até outros pontos do país.
O programa de formação abarca áreas-chave como o combate aos incêndios urbanos, industriais e florestais ou o controlo de acidentes com matérias perigosas, aumentando a resposta operacional no âmbito da proteção e socorro.
Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «esta parceria estratégica reforça ainda mais a cooperação que a autarquia tem vindo a desenvolver com os bombeiros» e «permitirá dar continuidade ao bom trabalho de prevenção desenvolvido durante o ano de 2013».
Além de VRSA e Castro Marim, também o município de Monchique assinou, esta quarta-feira, com a Associação Humanitária de Bombeiros local, a Federação dos Bombeiros do Algarve e a Escola Nacional de Bombeiros um protocolo homólogo com vista à instalação de uma unidade de formação no futuro Centro de Recursos de Proteção Civil de Monchique.