A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu, de 19 a 25 de Novembro, a III Semana para a Igualdade, sendo possível referir que o balanço foi positivo.
Esta iniciativa foi dinamizada pelo SIGO – Serviço Para a Promoção da Igualdade de Género. Sensibilizar para as questões da Igualdade de Género, desconstruir preconceitos, papéis e estereótipos de género e ainda sensibilizar para as questões associadas à violência doméstica, dando este ano especial enfoque à violência perpetrada contra as pessoas idosas, foram os principais objetivos.
Em pleno “Ano Europeu dos Cidadãos”, são consagrados os direitos associados à cidadania europeia, estando o nosso Município também associado às diversas ações desenvolvidas em toda a Europa e através das quais se pretende fomentar o respeito pela diferença.
A III Semana local para a Igualdade iniciou-se no dia 19, comemorando-se o Dia Internacional do homem. Este dia foi assinalado através de duas ações realizadas na Praça Eng. Armando Rodrigues, sendo que, através da realização de atividades físicas, procurou-se combater e desconstruir estereótipos e papeis de género frequentemente associados a homens e mulheres.
No dia 20, comemorou-se o Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, na EB 2/3 de Taíde do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, através da abertura de uma exposição de trabalhos realizados por alunos/as das Escolas da Póvoa de Lanhoso. Esta mostra encontra-se ainda patente no Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso. No mesmo dia, foi divulgado o lançamento de um concurso designado “Criança: Ser com direitos”. Estas foram atividades programadas em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso.
No dia 21, recebemos na Póvoa de Lanhoso a Carrinha da Igualdade, a qual transporta uma exposição e jogos itinerantes, alusivos às questões da Igualdades e respeito pelos direitos humanos e é dinamizada pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, esteve no local, dialogando brevemente com os/as mais jovens.
No dia 22, a coordenadora do SIGO dinamizou, na Casa da Botica, uma ação dirigida a seniores e jovens, com o objetivo de promover um encontro de gerações, em que cada pessoa teve a oportunidade de falar sobre a evolução da sociedade e as alterações nos ambientes familiares e domésticos. A igualdade entre homens e mulheres assim como a violência de género, nomeadamente nas pessoas mais velhas, foram assuntos muito debatidos e sobre os quais as pessoas participantes adotaram uma postura muito proactiva através de uma saudável tertúlia e atividade conjunta. Estiveram envolvidas pessoas utentes do Centro de Convívio de Esperança e uma turma da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
No dia 24, o SIGO esteve presente na Eucaristia da Freguesia de Garfe, durante a qual abordou a temática da violência nas relações de intimidade, dando especial enfoque à violência exercida contra as pessoas mais idosas. Após esta intervenção, foi realizada uma ação dirigida aos/às jovens da Paróquia.
A III Semana local para a Igualdade terminou no dia 25, Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, com a criação de um mural, onde cada pessoa pôde deixar a sua mensagem, a sua reflexão e postura face à violência doméstica. Não foi esquecido que esta não é apenas exercida contra as mulheres, mas também contra os homens e as crianças.
Não sendo possível aferir o número de participantes nas ações desenvolvidas durante a III Semana para a Igualdade, porque não são conhecidos os números de fiéis que assistiram à eucaristia dominical, nas restantes ações, foi possível contabilizar 321 presenças, pelo que se poderá assegurar que estas são temáticas que paulatinamente vão adquirindo o interesse dos Povoenses e das Povoenses.