Montijo, Sociedade

“Natal Solidário 2013” no Montijo

A ausência de direitos civis e económicos sujeita hoje milhares de cidadãos a radicais processos de marginalização social e económica, que se traduzem em verdadeiros processos de exclusão da cidadania económica, política e social. As precárias condições de habitação, o cada vez mais difícil acesso à saúde e à educação, os cortes nos apoios sociais, o aumento do desemprego, as vulneráveis condições de trabalho constituem, hoje, fatores de risco preocupantes.

 

No concelho do Montijo, 788 agregados familiares recebem, atualmente, apoio alimentar, o que corresponde a 2171 pessoas. O programa de emergência alimentar apoia 74 famílias, o equivalente a 224 pessoas. Há ainda a destacar o facto de 123 agregados familiares (224 pessoas) se encontrarem em lista de espera, por escassez de meios por parte das instituições locais competentes nesta matéria.

 

Perante as dificuldades em que vivem muitas famílias montijenses, a Câmara Municipal do Montijo decidiu avançar com a iniciativa “Natal Solidário 2013”, de 6 de dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014, uma organização do município em parceria com as Instituições de Solidariedade Social, o Movimento Associativo, a Rede Social e o Banco Local de Voluntariado.

 

Entre as iniciativas de cariz solidário e social, destaque para os Cabazes de Natal Solidários 2013. De 5 a 12 de dezembro, no hipermercado E Leclerc, voluntários do Banco Local de Voluntariado e de instituições locais vão recolher alimentos para compor cabazes de Natal que serão entregues, em todas as freguesias do concelho, às famílias que apresentam maiores carências económicas.

 

Este Natal, a Câmara Municipal do Montijo associou-se ao comércio local e por cada compra efetuada nas lojas aderentes, de valor igual ou superior a 20 euros, serão ofertados dois bilhetes para um espetáculo da Orquestra Metropolitana de Lisboa no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida.

 

A Câmara Municipal levará também a efeito concertos de Natal em todas as igrejas das uniões de freguesia e freguesias do concelho do Montijo, uma iniciativa com vista à descentralização da política cultural concelhia.

 

Há ainda a destacar, de entre um conjunto de outras iniciativas, a Feira de Natal, na Praça Gomes Freire de Andrade, com carrosséis infantis que farão certamente as delícias dos mais pequenos!

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *