Decorreu no dia 26 de novembro, a primeira ação de reflorestação no concelho de Seia, de três previstas para esta semana, uma iniciativa abraçada por 181 alunos do Agrupamento de Escolas de Seia.
As próximas ações vão realizar-se nas imediações da Escola Básica de Tourais/Paranhos, com a participação das crianças dos Jardins de Infância de Carvalhal da Louça, Tourais e Vila Verde, no dia 28 de novembro, e na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, com turmas do 6º e 9º ano da Escola Básica Dr. Abranches Ferrão e do 1º ciclo da EB1 de Santa Marinha, no dia 29 de novembro.
A iniciativa é promovida no âmbito do Agrupamento de Escolas de Seia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Seia, através do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, o Parque Natural da Serra da Estrela e a Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG.
As medidas de reflorestação resultam do projeto “Reflorestar a Serra da Estrela”, iniciado em 2006, tendo como ponto de partida o livro “O Carvalhinho da Estrela”, da autoria de Anabela Nunes, educadora de infância no Agrupamento de Escolas de Seia, e Lurdes Paraíso. Esta publicação foi criada com o intuito de sensibilizar os mais novos, e não só, para a serra mais emblemática de Portugal, para as suas paisagens e lugares, a sua conservação, em particular o carvalho enquanto árvore autóctone, e para o flagelo dos incêndios e a importância da reflorestação. Com a venda do livro parte do seu valor reverte para a aquisição de árvores, preferencialmente carvalhos para plantação.