“Foram três dias de feira com milhares de pessoas a percorrer a vila de Celorico de Basto. É muito gratificante quando vemos o sucesso da Feira Anual de Santa Catarina”, palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
A Feira Anual de Sta. Catarina decorreu nos dias 23,24 e 25 de novembro com algumas alterações relativamente a anos transatos.
“Este ano a Feira de Sta. Catarina sofreu algumas alterações com o intuito de a tornar mais atrativa quer para a população quer para o próprio comércio local. Voltamos ao tempo em que a Avenida Central ficava repleta de feirantes e tivemos uma afluência incrível”, referiu o autarca.
O Concurso Pecuário, uma das marcas da feira, também sofreu algumas mudanças. “Este ano tivemos um concurso pecuário aberto aos produtores de fora do concelho com uma afluência que nos permite alargar os horizontes na prespetiva de tornar este concurso num dos mais participativos da região”.
Durante a manhã do dia 24, as atenções estiveram voltadas para “as raças de aptidão carne” com a participação da raça Minhota, Barrosã, Maronesa, Frísia e Arouquesa. Durante a tarde, decorreu um concurso especial da raça Frísia. Um concurso que teve lugar no Mercado Municipal.
Esta feira caracteriza-se pela exposição para venda de alfaias agrícolas, casacos, cobertores, edredons, meias, etc. Comem-se as últimas sardinhas, as castanhas assadas e aproveita-se esta festividade para comprar as árvores de fruto.
Este ano, a feira anual foi, ainda abrilhantada pelo programa da SIC “Portugal em Festa” que mostrou para o país e para o mundo, algumas das características desta feira e da região.
Como tradicionalmente, a Feira Anual de Sta. Catarina, uma das marcas culturais do concelho, permitiu escoar os produtos ou pelo menos, aumentou as vendas dos comerciantes que marcaram presença na Feira Anual de Sta. Catarina.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech