Uma exposição de marionetas da autoria da artista plástica torriense Olga Neves vai estar patente na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras, entre os dias 29 de novembro e 25 de janeiro.
Esta mostra, intitulada Histórias por um fio, proporcionará uma visita ao mundo das marionetas “que mesmo que pareçam dormir, estão a soltar palavras silenciosas (só quem usa a imaginação as consegue escutar), palavras que mais não são que o fio condutor para se conhecer, mais de perto, as histórias que elas têm para nos contar. É por isso que cada marioneta tem um fio, um fio que se puxa, e puxa, e puxa, até ele ser do tamanho da sala, da casa, da rua, da cidade… E agarrados a ele sai-se pelo mundo, um mundo de histórias presas por um fio”. Nesta exposição poderão ser observadas marionetas alusivas a diversas obras marcantes da cultura ocidental: O Lago dos Cisnes (de Piotr IlitchTchaikovsky), As Fadas (de Charles Perrault), O Capuchinho Vermelho (conto registado por Charles Perrault), O Sapateiro e os Anões (conto registado pelos irmãos Grimm) e Alice no País das Maravilhas (de Lewis Carroll)
Histórias por um fio será inaugurada no dia 29 de novembro, pelas 18h.
De referir também que a exposição fotográfica A Alma da Casa, da autoria de Pedro Cláudio, continua patente na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino. Recorde-se que esta mostra tem como objeto o local onde está instalada antes de ter sido despojado da sua mobília.