A Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto está a desenvolver uma campanha que visa sensibilizar a população para a problemática da Diabetes durante todo o mês de novembro.
A iniciativa não é nova, mas este ano pretende chegar e consciencializar toda a população com diferentes formas de intervenção. “A nossa UMS tem sobretudo um caráter educacional, ao incutir comportamentos e formas de estar que vão de encontro à prevenção, desenvolvendo ações que consciencializem a população para as diferentes problemáticas e procurando criar hábitos saudáveis”, palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva
Toda a intervenção da UMS tem subjacente esta missão de educar para a saúde no sentido de informar e sensibilizar a população no sentido de alterar hábitos para a promoção de uma vida saudável. “ Todo o investimento neste projeto tem implícita uma ação concertada da parceria Autarquia- UCC Mãos Amigas do Centro de saúde de Celorico de Basto, sendo que ao fim destes 5 anos a campanha de sensibilização da Diabetes é uma ação obrigatória no plano da ação da UMS e que a população adere bem, participando ativamente desde as crianças com as ações nos centros escolares, aos idosos na própria UMS até ao cidadão comum na sua participação livre através do facebook”, referiu, Helena Martinho Costa, Coordenadora do Programa Câmara Amiga.
Este ano, a equipa técnica da UMS decidiu apostar nas redes sociais para publicitar a iniciativa e simultaneamente, consciencializar a população e desta forma ir mais além do utente da UMS.
“A Diabetes é uma doença crónica que tem vindo a aumentar de forma galopante por isso, é nossa missão, enquanto técnicos de saúde, encontrar os meios necessários para combater esta doença. Este ano estamos centrados nas redes sociais com a criação de uma página no facebook que conta com a colaboração de todos”, referiu Cristina Moreira, Técnica da autarquia na UMS.
O lema é partilhe, faça parte deste círculo. Vista Azul, fotografe e envie, “é cada vez mais necessário incidir sobre estas doenças, até porque “quem conhece, cuida” e nós informamos e esclarecemos sobre os hábitos a ter em consideração para evitar ou pelo menos prevenir o surgimento de certas doenças”, comentou a técnica da UCC Mãos Amigas de Celorico de Basto na UMS, Cláudia Portilho.
A página criada “diabetes Celorico de Basto” conta com a colaboração de todos na publicação de fotos e outros documentos sobre a diabetes. O círculo azul continua a ser a imagem da Diabetes usada para sensibilizar toda a população.
A campanha está na rua desde o início do mês e ficará até ao fim para elucidar da melhor forma a população para esta problemática.
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola