No dia 23 de novembro, pelas 17h00, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, será realizada uma ação de formação sobre compostagem doméstica. A entrada é livre.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e pela Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA e pretende assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. O objetivo é esclarecer o que é a compostagem doméstica, como construir um compostor e ensinar a fazer um adubo natural.
Poderão participar na ação de sensibilização todas as famílias que possuam um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta) residentes nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.
Compostagem doméstica
O projeto de compostagem doméstica, promovido pela Valorlis, tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis que são depositados nos aterros, contribuindo assim para um melhor ambiente.
A compostagem doméstica é um processo natural de transformação dos resíduos provenientes, por exemplo, da cozinha, da horta e do jardim, numa substância rica em nutrientes a que se dá o nome de composto, ideal para ser usado em canteiros ou vasos, em substituição dos adubos químicos.
Os resíduos que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados em “Verdes” e “Castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes. Para que a compostagem decorra da melhor forma, convém ter a maior diversidade de resíduos possível numa proporção igual de castanhos e verdes.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech