Desporto, Guimarães

Guimarães declarada Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013

A cidade de Guimarães foi selecionada pela Comissão de Avaliação da ACES Europe (European Capitals and Cities of Sport Federation) como a “Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013”, na primeira vez que este prémio é atribuído e perante 9 cidades candidatas.

 

A distinção teve por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelas cidades em prol do desporto para todos, elevando os padrões de exigência e qualidade na programação e atividades organizadas pelas CED 2013. Além de Guimarães, concorreram as restantes oito cidades titulares deste estatuto em 2013: Cremona, Modena, Alba, Reggio Calábria, Lorca, Castelldefels, Estepona e Lisburn.

 

O dossiê de candidatura contemplou um relatório referente a nove meses de trabalho já executado e três meses de trabalho em agenda, a par de um vídeo de balanço. O júri independente foi composto pela Sports Foundation of Valencia e pelo European Observatory of Best Sport Practices, convocado para avaliar o trabalho das Cidades Europeias do Desporto 2013.

 

“A atribuição deste título é o reconhecimento a nível internacional de que, de facto, hoje, Guimarães ombreia com todas ou qualquer cidade europeia naquilo que diz respeito à promoção da atividade física e do desporto. Foi um ano absolutamente excecional com um conjunto notável de eventos e de ações, que envolveu mais de 100 instituições, associações e clubes locais, que teve a participação de mais de 70 mil atletas em mais de 250 dias de atividade, 400 voluntários envolvidos e 36 modalidades desportivas praticadas!”, comentou Amadeu Portilha, titular da pasta do Desporto na Câmara Municipal de Guimarães e Presidente da Comissão Executiva da Cidade Europeia do Desporto.

 

“Foi um ano de excelência para Guimarães, que consolidou, uma vez mais, a sua imagem internacional pela força da excelente organização dos eventos que acolheu na sua cidade. Este é o reconhecimento de que estamos no bom caminho e, acima de tudo, é o reconhecimento de que Guimarães, hoje, é uma cidade moderna e preparada para acolher, organizar e promover qualquer actividade, seja a que nível for”, acrescentou ainda Amadeu Portilha, “orgulhoso pelo título alcançado pelos vimaranenses”.

 

O prémio “Bandeira de Ouro ECS2013” será entregue no próximo dia 06 de novembro, pelas 16 horas, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde estará presente uma delegação de Guimarães.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *