Início Porto Póvoa de Varzim Executivo da Póvoa de Varzim vai ao encontro das pessoas, por um concelho mais coeso e participat​ivo

Executivo da Póvoa de Varzim vai ao encontro das pessoas, por um concelho mais coeso e participat​ivo

0

image002bO executivo municipal, liderado pelo seu Presidente, Aires Pereira, realizou, ontem à tarde, uma visita pela União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim, Terroso.

A iniciativa realizou-se na sequência daquilo que o Presidente da autarquia poveira já referiu como marca distintiva do seu mandato: espírito de proximidade com a comunidade neste caso estabelecendo uma maior coesão com as freguesias, tendo em vista reunir contributos mais diretos para a execução do orçamento do próximo ano e ir ao encontro das pessoas.

Carlos Maçães, Presidente da União de Freguesias, acompanhado de elementos da Junta de Freguesia, conduziu o executivo por Aver-o-Mar, Amorim e Terroso para o levantamento das necessidades sentidas.

A antiga Escola do 1º C.E.B. Aldeia Nova, em Aver-o-Mar, foi o primeiro local de visita. Aires Pereira sugeriu a reabilitação do edifício, passando a albergar diversas valências, nomeadamente: Posto de Atendimento ao Cidadão, Centro de Dia, Núcleo associativo e um Polivalente simples para acolher reuniões e outras ações de iniciativa local.

Ou seja, o Presidente propõe a reutilização do edifício para a comunidade, integrando-o no espaço público e dotando os averomarenses de melhores condições.

Ainda em Aver-o-Mar foram diagnosticadas algumas carências em vias públicas. Para a Rua Silveira Campos, definiu-se o reperfilamento da rua e um novo esquema de circulação de modo a garantir uma reorganização do trânsito que confira maior fluidez àquela zona. Na Avenida Senhora das Neves também foram identificados alguns problemas no sentido de os corrigir e, por fim, a sugestão de requalificação da Rua da Quinta.

Já em Amorim, o Presidente da autarquia poveira registou a necessidade de intervenção na Rua Professor Eirado Costa e Silva e na Rua da Fontainha.

Aires Pereira analisou e concordou com a abertura de um arruamento que faria a ligação entre a Rotunda de Amorim e a Zona Industrial de Amorim, conferindo melhores acessos e maior competitividade a este núcleo empresarial.

O Cemitério de Terroso marcou o início do roteiro nesta freguesia, sendo que necessita de alargamento e algumas sugestões serão analisadas para o efeito.

Na Rua da Fontainha, que faz a ligação entre Terroso e Amorim, foi registada a carência de saneamento e pavimentação.

Aires Pereira considerou urgente a realização de um parque de estacionamento ao lado da Escola E.B.1 de Paçô de modo a garantir maior segurança e melhores condições à comunidade escolar deste estabelecimento de ensino.

Já sem alunos nem professores, as antigas Escolas E.B.1 de Vilar e de Paranho. Para estes dois edifícios, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim sugeriu que fossem apuradas as necessidades da população e lhes fosse dada a melhor utilização possível.

Uma hipótese apontada pelo edil foi a dinamização de formação através de parcerias estabelecidas com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com vista a manter a tradição e dar emprego aos habitantes de Terroso.

A visita marcou o início de ações que serão realizadas por um Município que pretende estar mais próximo da sua comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui