Vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 25 de Outubro, pelas 18h00, no posto Municipal de Turismo de Tomar, frente à Mata dos Sete Montes, uma exposição de pintura de Maria de Lourdes Mello e Castro, comemorativa dos 110 anos do nascimento da artista tomarense.
Nascida nesta cidade a 24 de Outubro de 1903, e falecida em 1996, fez a sua formação artística com o escultor Canto e Castro, com o paisagista Ezequiel Pereira e fundamentalmente com o pintor José Malhoa, com quem a sua pintura demonstra afinidades, mas de que se autonomiza com um tratamento delicado dos temas, que se evidencia especialmente na ternura do desenho.
Maria de Lourdes Mello e Castro fez a sua primeira exposição logo em 1927, no Salão da Primavera da Sociedade Nacional de Belas Artes, tendo realizado posteriormente diversas exposições individuais e participado em certames colectivos, em Portugal e no estrangeiro, no âmbito dos quais foi por diversas vezes premiada.
Em 1989, a Fundação Calouste Gulbenkian apresentou uma retrospectiva da sua obra. Também em 2004, postumamente, a sua obra foi apresentada no Centro Cultural de Belém.
A exposição que agora se inaugura no Posto de Turismo tem por título “Tomar e os Tomarenses”, dois temas recorrentes na sua obra, quer nas paisagens quer nos retratos, e estará patente naquele espaço até dia 6 de Novembro, de segunda a domingo, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Se precisa de uma agência de marketing digital? Pode verificar a Livetech