Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso mantém atendimento e acompanhamento social

Renovacao protocolo 1A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Instituto da Segurança Social, IP, através do Centro Distrital de Braga, renovaram o protocolo para  o serviço de atendimento e acompanhamento social.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, e a representante do Centro Distrital da Segurança Social, Fátima Miguel, assinaram o documento, na manhã de 15 de Outubro. “Quis que este fosse o meu primeiro ato após a tomada de posse. A intervenção social é a nossa principal prioridade e não podia deixar de valorizar esta parceria com a Segurança Social”, referiu o autarca Povoense.

 

Desta forma, a partir de 1 de Novembro de 2013, o atendimento agora protocolado será realizado nas instalações da Divisão de Serviços Sociais e Saúde da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, nos Paços do Concelho.

 

São abrangidas as freguesias de Póvoa de Lanhoso, Serzedelo, Rendufinho, União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira, Lanhoso, Galegos, União de Freguesias de Calvos e Frades, Vilela, Travassos, Taíde, Sobradelo de Goma, União de Freguesias de Campos e Louredo, Santo Emilião, Garfe e União de Freguesias de Esperança e Brunhais.

 

O atendimento será realizado à terça-feira das 14h00 às 17h30 e à quinta-feira das 9h00 às 13h00. Contudo, a partir de agora, os munícipes já poderão efetuar as devidas marcações, de forma presencial (de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00) ou por via telefónica (253 639 791).

 

No âmbito deste protocolo, a Câmara Municipal afeta duas técnicas superioras (serviço social e psicologia) e uma administrativa. Os apoios previstos na medida Rendimento Social de Inserção manter-se-ão na competência do serviço local da Póvoa de Lanhoso da Segurança Social.

 

Este protocolo tem como pressupostos que o desenvolvimento da Ação Social concretiza-se, no âmbito da intervenção local, pelo estabelecimento de parcerias, designadamente através da rede social, envolvendo a participação e a colaboração dos diferentes organismos, nomeadamente das Autarquias; e que uma das respostas da Ação Social que contribui para o combate à exclusão é o atendimento e o acompanhamento social de indivíduos em situação de risco ou exclusão, o qual através da informação, da orientação e da mobilização dos recursos adequados, promove a melhoria das condições de vida e bem-estar, facilitadores da inclusão social.

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