Com um simples livro é possível viajar sem cessar, além do mar, além do horizonte… Descobrir que se pode ser uma nuvem que flutua no céu ou um barco que corta as ondas de um mar revolto. E percorrer o arco-íris nas asas da imaginação… Em Lamego, estes momentos podem ser vividos num espaço único: a Biblioteca Municipal.
“É, sem dúvida, o melhor local para aprender coisas novas, estudar e acima de tudo criar novas amizades”, desvenda, entre tímidos sorrisos, Alexandra Silva, uma das quatro mil inscritas nesta instituição que registou, no final do ano passado, um aumento de 21% no número de empréstimos de documentos, relativamente ao ano anterior. Este crescimento comprova que este “santuário de livros” é uma infraestrutura relevante para “a promoção da leitura, educação e formação dos munícipes de todas as idades”, revela Vítor Pereira, técnico superior da Biblioteca.
A Biblioteca Municipal de Lamego realiza, em simultâneo, um leque variado de atividades de promoção da leitura, de braço dado com diferentes expressões artísticas, dirigido a todos os públicos. Para além do empréstimo domiciliário de livros e outros documentos, dispõe de um catálogo informatizado, através do qual os utilizadores podem consultar as obras existentes no fundo documental. No entanto, são vários os estudantes que continuam a preferir visitar a biblioteca: “Durante o verão, venho cá todos os dias. Agora, em tempo de aulas, apareço quando tenho tardes livres na escola”, explica a Alexandra. Também Anabela Silva é perentória: “É fixe passar horas aqui. Já cá venho desde a primária, comecei só por fazer os trabalhos de casa, mas agora perco-me entre os livros para aprender mais e completar os meus estudos”.
Ao lado, a sua colega de estudo do 9º ano, Mariana Rua, confidencia que “é a primeira vez que visito a biblioteca. Acho que é um espaço acolhedor, tranquilo, onde posso estudar sem me perder com a televisão ou com o computador”.
As atividades de animação de leitura, as visitas guiadas ao interior da instituição e as ações de formação de utilizadores, com a criação de sessões de apoio à pesquisa, completam a rede de serviços disponibilizados pela Biblioteca Municipal de Lamego, que tem por missão promover e fomentar a criação de hábitos de leitura e garantir o acesso livre à informação, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida e para a liberdade intelectual.
Situada ao fundo da rua de Almacave, está a comemorar 24 anos de funcionamento, prometendo continuar, entre o pó dos livros e o mundo da internet, a fazer sonhar as novas gerações e a elevar bem longe o imaginário de cada um.