Cultura, Torres Vedras

O Velho e o Mundo Novo vão estar em forma de música clássica no Teatro-Cine de Torres Vedras

O Velho e o Mundo NovoO requinte da música clássica da Temporada Darcos regressa ao Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 19 de outubro com o concerto O Velho e o Mundo Novo, que terá lugar pelas 21h30.

 

De realçar neste espetáculo, que será interpretado pelo grupo de música de câmara Ensemble Darcos, a estreia da obra Viagens, que foi encomendada propositadamente para aquela temporada – um quarteto para piano escrito pelo jovem compositor português Daniel Davis, discípulo de Sérgio Azevedo.

 

O concerto O Velho e o Mundo Novo abrirá com uma obra de L. V. Beethoven (também um quarteto com piano). Essa peça musical foi concebida em 1785 quando Beethoven tinha quinze anos, altura em que este compositor escreveu três obras notáveis para quarteto com piano (violino, viola, violoncelo e piano), das quais se destaca esta, em Dó maior. Tendo já a essência daquela que viria a ser a marca absoluta do carácter criativo de Beethoven, uma música  vigorosa, com uma energia e força contagiantes, esta obra revela a semente do génio musical que se iria manifestar em Viena, a partir de 1790, cidade de onde este compositor nunca mais sairia.

A terminar este concerto poder-se-á escutar uma das obras primas de toda a música de câmara ocidental: o trio para violino, violoncelo e piano, em Lá menor, de Maurice Ravel. Música absolutamente mágica, finíssima, por vezes sensual, mas sobretudo de uma delicadeza divina, transporta os ouvintes suavemente para um lugar onde o amor se desvela, nítido, e onde o sonho se confunde com a vida. Viver dentro de uma tal música: eis uma bela definição de paraíso!

Neste concerto o Ensemble Darcos será constituído por Gaël Rassaert (violino), Reyes Gallardo (viola), Filipe Quaresma (violoncelo) e Hélder Marques (piano).

Recorde-se que a Temporada Darcos consiste num conjunto de concertos dirigidos pelo maestro e compositor torriense Nuno Côrte-Real, que contam quase todos com a interpretação do grupo de música de câmara Ensemble Darcos. Esta temporada constitui-se como uma iniciativa singular no panorama artístico nacional, na qual se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência, e em que um grupo musical – o Ensemble Darcos – está durante determinados períodos em residência artística num equipamento cultural – no Teatro-Cine de Torres Vedras.

 

A Temporada Darcos 013 tem como hotel oficial o ÔHotels e Resorts.

O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto O Velho e o Mundo Novo é de 5 euros.

 

 

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *