Arouca, Cultura

Alguns dos melhores retratos da «Serra Encantada», imortalizados em livro – Arouca

 

IMG_7309João Petronilho e David Guimarães são fotógrafos, e rapidamente se deixaram encantar pela magia da Serra da Freita. Durante cinco anos, e ao longo das quatro estações, foram empreendendo uma viagem mágica, constantemente surpreendidos pela geologia, pela fauna e pela flora. Dos muitos disparos, resultaram 144 imagens, agora apresentadas, ao longo de 128 páginas, no livro «A Serra Encantada». A obra, editada pelo Arouca Geopark e apoiada pelo programa «Livros com energia» da Fundação EDP, foi apresentada no passado dia 12 de outubro, na Biblioteca Municipal, com a presença dos autores e de Margarida Belém, Presidente da AGA – Associação Geoparque Arouca.

 

Este ensaio fotográfico, segundo os autores (que também escreveram os textos, apresentados em português e inglês) «é um tributo à região, documentando através de imagens realistas, poéticas e experimentais, a beleza e riqueza desta montanha peculiar. Uma visão particular e apaixonada de dois fotógrafos que demonstram ter uma forte ligação à terra que calcorrearam ao longo de cinco anos, recorrendo às mais diversas técnicas fotográficas para captar a alma da Serra da Freita».

 

Margarida Belém felicitou os autores pelo trabalho desenvolvido e referiu que «estamos todos nós, também de parabéns, por continuarmos a preservar este tesouro que nos foi confiado, verdadeiro ‘pulmão verde’ do Arouca Geopark e, porque não dizê-lo, de toda a Área Metropolitana do Porto, de que somos, também, parte integrante».

 

O livro conta ainda com uma ilustração de Sérgio Marques e com prefácios de Margarida Belém, Artur Agostinho de Abreu e Sá (Coordenador Científico do Arouca Geopark) e de Theo Bosboom (fotógrafo de Natureza holandês).

Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *