O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, irá integrar o Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional, uma instituição prestigiada da qual fazem parte alguns dos mais influentes pensadores e figuras de relevo mundial.
A cerimónia terá lugar durante a VIII reunião do conselho mundial do projeto, que decorre esta semana, no Panamá. O evento integra um conjunto de jornadas académicas, organizadas em parceria com diversas universidades, e irá avaliar temas ligados à proteção e ética ambiental.
A reunião irá igualmente organizar os preparativos para a IX reunião do Conselho Mundial José Martí de Solidariedade Internacional, que terá lugar em junho de 2014, em Vila Real de Santo António.
É esperada em VRSA a presença de algumas das mais destacadas figuras da política e pensamento mundiais como como são os casos do teólogo brasileiro Frei Betto, do prémio Nobel da paz argentino, Adolfo Pérez Esquivel, do ex-diretor geral da Unesco, Federico Mayor Zaragoza, ou do ex-diretor do jornal «Le Monde Diplomatique», Ignacio Ramonet.
Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «a realização desta conferência em Portugal, particularmente em VRSA, constitui uma oportunidade única no aprofundamento dos laços de solidariedade entre os continentes europeu e americano e representa um desafio na forma de observar e avaliar as diferentes correntes políticas e de pensamento mundiais».
A VIII reunião do conselho mundial – que decorre esta semana – dá seguimento à III Conferência Internacional «Pelo equilíbrio do Mundo», realizada no passado mês de janeiro, no Palácio de Convenções de Havana, Cuba, onde o município de VRSA também esteve representado na mesa da presidência.
O evento foi organizado pela Oficina [Instituto] do Programa Martiano, fundado a 9 de abril de 1997, que tem como missão coordenar todos os eventos que se destinem a homenagear o influente pensador, poeta, político e filósofo cubano José Martí, nascido há 160 anos, a 28 de janeiro de 1853.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech