De 6 a 20 de outubro, estará patente no Diana Bar a II Mostra de Pintura sobre Tela “Expressões de Vida”, organizada pela Fundação Alexandrina de Balasar, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Os visitantes desta Mostra terão a oportunidade de admirar vários trabalhos de pintura sobre tela realizados pelos idosos do Centro de convívio Beata Alexandrina.
Convidada a explicar a importância desta atividade, Rita Martins, Assistente Social do Centro de convívio Beata Alexandrina, remete-nos para o testemunho de alguns idosos: “A Dr.ª Rita Martins começou a animar a gente e eu comecei como numa brincadeira. Custava-me um pouco, mas levei na brincadeira, nunca tinha feito uma coisa assim. Depois do meio para o fim comecei a levar a sério porque não esperava fazer aquilo como estava.” (LF 77 anos)
Segundo Rita Martins, no grupo fazem-se vários trabalhos manuais e a pintura em tela passou a ser um deles. No início do ano de 2011 houve necessidade de confecionar a capa de um álbum de fotografias, e surgiu a ideia de usar como material uma tela para depois de pintada servir para forrar a tal capa. E assim tudo começou… o grupo tomou o gosto pela pintura e várias pessoas ficaram motivadas e arriscaram as primeiras pinceladas: “no início eu tremia, mas depois senti-me bem, os meus filhos gostaram muito e ficamos com o quadro, está lá em casa.” (JS 84 anos); “ não pensava que aquilo no fim ia ficar assim tão bem, ainda mais a gente que não tinha prática nenhuma”. LF 77 anos)
“Sabemos que o que a pessoa idosa faz para manter em atividade a mente e o corpo torna-se num pilar de uma velhice saudável e harmoniosa na expressão dos seus sentimentos”, explica Rita Martins. A arte tem um forte papel social e toda a dinâmica que imprimimos a este trabalho deu ao grupo uma oportunidade de grande socialização: “nós fazemos ver aos outros como a gente ainda tem habilidade, sinto-me bem por pensar que a nossa pintura engrandece a nossa sala e o nosso pessoal, o nosso grupo. O nosso trabalho vai para a Póvoa ser visto por muitas pessoas, é sempre um ato de engrandecimento para nós e pro nosso bem-estar”. (DL 90 anos)
Um belíssimo trabalho, uma lição de vida e perseverança, não deixe de passar pelo Diana Bar.
No dia 11 de outubro, sexta-feira, às 21h00, será servido um “Porto de Honra”, a que se seguirá a atuação do Grupo Musical Tertúlia Valasarense.

