No âmbito do “XIII Encontro Nacional de Poetas” que decorreu a 21 de setembro na Vila do Gerês, realizou-se o habitual Concurso de Quadras Populares, certame sempre concorrido e claro, alusivo ao Gerês e às belezas naturais.
O júri do concurso, eleito na própria sessão, por unanimidade, excluiu alguns trabalhos que não se apresentaram nas condições regulamentares, considerando válidos 19 concorrentes. Esse júri foi constituído por Maria de Lurdes dos Anjos, José Efe, Luzia Teixeira, Angelino Santos e Dionísio Dinis.
A classificação foi a seguinte: o primeiro prémio, com o pseudónimo de “Vate”, coube a Maria de Lourdes Moreira Martins, do Porto; o segundo prémio foi para Maria Eugénia Branco-Teixeira, de Chaves e o terceiro prémio foi atribuído a Maria Cândida Teixeira Pinheiro Gonçalves, de Vila Nova de Gaia.
O júri deliberou ainda distinguir com Menção Honrosa, por ordem arbitrária as seguintes quadras: Quarto Romano, Inocêncio Vidal; Brisas, Manuel Bastos; Poetinha, Fernandes Valente Sobrinho; Ana Rita, Helena Martins Pereira; Viajante, Albina Dias; Pipocas, Fernando Jesus Magalhães.
Os três primeiros prémios auferiram respetivamente: 100, 75 e 50 Euros, com atribuição de diploma. Os restantes seis tiveram direito a diploma de Menção Honrosa.