As instalações do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial da APPACDM situadas em Vila Pouca, resultantes de uma parceria entre a APPACDM e o Município de Santa Comba Dão, foram inauguradas no dia 11 de Setembro, Quarta-feira, pelas 16 horas.
A inauguração destas instalações, construídas para colmatar uma falha na protecção social em Santa Comba Dão no apoio especializado às pessoas portadoras de deficiência, contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho, do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu de Joaquim Seixas, do Presidente da APPACDM Viseu António Lemos, do Presidente do Município de Santa Comba Dão, João Lourenço, e restantes vereadores.
A cerimónia iniciou-se com uma visita guiada às diversas instalações deste espaço (espaços exteriores, zona de recepção, posto médico, salas de convívio e actividades, copa, lavandaria, sala de refeições e sanitários situados no primeiro piso do edifício e os dormitórios e sala de convívio situados no segundo andar) com o objectivo de fornecer algumas informações relativas aos materiais utilizados na sua construção e uma breve descrição das funções de cada espaço.
Após a visita às instalações, procedeu-se ao descerramento da placa de inauguração deste espaço por parte de Agostinho Branquinho, Secretário de Estado da Segurança Social, António Lemos, Presidente da APPACDM Viseu e João Lourenço, Presidente do Município de Santa Comba Dão seguindo-se a benção ao edifício conduzida pelo pároco da Freguesia de São Joaninho, Virgílio Marques Rodrigues.
A cerimónia protocolar continuou na sala de refeições deste espaço na qual tiveram lugar os habituais discursos.
António Lemos foi o primeiro a tomar da palavra para agradecer a presença de todos na inauguração deste espaço, sublinhando o seu agrado pela presença do Secretário de Estado da Segurança Social.
Na sua intervenção realçou o trabalho de todos os que estiveram envolvidos no projecto, nomeadamente, o empenho das equipas de construção e dos funcionários da APPACDM deixando, no final, uma nota de apreço aos utentes da APPACDM que irão usufruir destas instalações e serviços prestados.
João Lourenço reiterou, igualmente, a sua satisfação pela presença do Secretário de Estado na inauguração desta obra no concelho de Santa Comba Dão.
Evidenciou o papel da autarquia na prossecução deste projecto ao longo de todo o processo relembrando que o objectivo principal do mesmo foi dar resposta especializada a quem dela necessita e aproximar os utentes de Santa Comba Dão que frequentam a APPACDM em Viseu das suas famílias.
Na sua intervenção reiterou, ainda, o empenho do Município na procura desta resposta, objectivo que vinha sendo perseguido há alguns anos, sublinhando o esforço e empenho do Vice-Presidente da Autarquia, António José Correia, nas negociações encetadas com a APPACDM e o investimento municipal aqui feito relativo à parte não comparticipada pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano.
Agostinho Branquinho, Secretário de Estado da Segurança Social fechou esta ronda de discursos realçando a importância que um projecto destes tem, sobretudo numa altura em que o país atravessa algumas dificuldades.
Partilhou com os presentes a sua satisfação relativamente à obra realizada relembrando a parceria efectuada pela APPACDM Viseu e a Câmara Municipal e expressando o seu desejo em voltar a visitar este espaço quando o mesmo estiver em pleno funcionamento.
A construção deste Centro para cidadãos portadores de deficiência, tem capacidade para receber 30 utentes na valência de Centro de Actividades Ocupacionais e 12 em Lar Residencial.