Freguesia do Montijo homenageia figuras da terra

Date:

No próximo Domingo, dia 15 de Setembro, terá lugar no Cinema Teatro Joaquim  D’Almeida as comemorações do Dia da Freguesia do Montijo. Cinco  individualidades serão homenageadas com o prémio de mérito Barca  Aldegalega, pelo trabalho desenvolvido na comunidade montijense, nas  áreas da educação, cultura, associativismo e cidadania, numa noite  que contará com música e um espectáculo com Francisco Menezes.

O programa das comemorações tem início  às 21h00 com as actuações do Grupo Coral do Montijo, da Orquestra  de Sopros da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e do CRAM – Conservatório  Regional de Artes do Montijo.

Às 22h00 serão entregues os Prémios de  Mérito Barca Aldegalega a Alberto Joaquim Lázaro Coelho, a Agostinho  António Pereira Marques, a António da Silva Fernandes Sécio, a Emídio Augusto Tobias  Júnior e a Manuel Lagoa de Sousa.

Alberto Joaquim Lázaro Coelho ao longo da vida demonstrou a sua dedicação à terra  em diversas associações culturais, e desportivas, entre outras, a  Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, a Banda Democrática 2 de Janeiro  e o Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos,” do qual  é presidente.

Agostinho António  Pereira Marques dedicou a sua vida ao ensino e à formação profissional.  Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE – Instituto  Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa até à aposentação,  no fim do ano letivo de 2012-2013, foi professor efetivo do quadro da  atual Escola Secundária Jorge Peixinho onde leccionou não só conteúdos  inerentes à sua formação académica nos cursos de nível secundário,  de âmbito profissional e técnico e de educação e formação de adultos,  como também exerceu diversos cargos e funções.

António da Silva Fernandes Sécio, figura de referência na vida montijense e incontornável  no mundo dos toiros, toda a vida esteve ligado ao Grupo de Forcados  Amadores do Montijo, como forcado, cabo, orientador e conselheiro, tendo  sido um dos impulsionadores da sede do Grupo, Casa do Forcado.

Emídio Augusto Tobias Júnior iniciou a sua carreira profissional como cabeleireiro.  Autodidata e possuidor de um extenso currículo atinge reconhecimento,  a nível nacional e internacional, como decorador, manequim e estilista.  Nunca esquecendo as suas raízes, foi criador artístico e impulsionador  das festas e atividades de lazer na freguesia do Montijo.

Manuel Lagoa de Sousa distinto dinamizador das atividades industriais  e comerciais locais. Empresário de sucesso ligado a diversas industrias  e empresas da história da freguesia como a Raporal. É sócio fundador  do Lions Clube do Montijo, membro das Direções de duas coletividades  montijenses de âmbito cultural e desportivo, o Musical Alfredo Keil  e o Palmeiras Clube Montijense de Desportos.

A cerimónia termina  com um espectáculo com o comediante Francisco Menezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...