Pelo sétimo ano consecutivo, a Aldeia Rural Preservada de Quintandona, na freguesia de Lagares, em Penafiel, é palco da Festa do Caldo de Quintandona.
O festival, que na edição passada superou as expectativas e ultrapassou os 14 mil visitantes, acontece no terceiro fim de semana de Setembro, nos dias 13, 14 e 15.
Entre as presenças musicais confirmadas constam nomes como Roncos do Diabo, Galandum Galundaina, Pé na Terra, entre outros.
Além das sonoridades o festival brinda-nos com a participação dos Pauliteiros de Miranda do Órfeão Universitário do Porto, do projecto Contos na Eira, do grupo residente de teatro de Quintandona – os comoDEantes, e de Tiago Pereira, do projecto A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, com a apresentação de “Este povo que ainda canta”.
São três dias de festa em honra do caldo onde a gastronomia tem como cenário a história de uma aldeia rural preservada e a beleza da paisagem natural. O ambiente é aquecido com animações especiais, oficinas de dança e música e uma feira de artesanato e produtos da terra que nos relembra os cheiros, a vida e a alma dos tempos de outrora.
Quintandona enche-se assim de música, dança, cultura e tradições a acompanhar os cheiros e sabores da sua gastronomia.
A entrada para o recinto é de 1,5€/dia com acesso a parque de campismo gratuito.