Foi inaugurada ontem, ao final da manhã, a nova Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso, fruto de um investimento de 192 mil euros que permitiu requalificar totalmente o Posto de Turismo então existente no edifício da Câmara Municipal de Santo Tirso. As obras foram cofinanciadas em 85% pela ON.2 depois de a Câmara Municipal de Santo Tirso ter visto aprovada uma candidatura sua com esse propósito.
No ato inaugural da Loja Interativa marcaram presença Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Melchior Moreira, o presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte, Carlos Duarte e João Marrana, os dois vogais executivos da ON.2, vários Vereadores da Câmara Municipal, vários Autarcas do concelho, e muitas dezenas de Munícipes interessados em testemunhar o advento desta nova infraestrutura informativa.
Na sua intervenção, Castro Fernandes não deixou de se congratular com a inauguração da nova Loja Interativa de Turismo que, segundo ele, “concretiza a crescente aposta do Município de Santo Tirso na promoção do Turismo enquanto garante do desenvolvimento local”. Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso esta nova infraestrutura repesenta também “um piscar de olho aos visitantes, permitindo revelar um concelho que é muito acolhedor e que tem muito para mostrar”. Daí que, Castro Fernandes tenha aproveitado a ocasião para lançar o novo “Guia Turístico de Santo Tirso” que permitirá a munícipes e visitantes conhecer melhor o que o concelho tem para oferecer em áreas como o Turismo de Negócios, City Short Breaks, Gastronomia, Turismo da Natureza, Turismo Religioso, Touring Cultural e Paisagístico, Turismo de Saúde e Bem-Estar. E, em todas estas áreas, Castro Fernandes não deixou de relevar os principais icons turísticos do concelho, designadamente o Mosteiro de Santo Tirso (lembrando que está em curso uma candidatura para o elevar a Património Mundial), o Monte Padrão com a sua importante Estação Arqueológica em Monte Córdova. Na Saúde e Bem-Estar, Santo Tirso tem para oferecer as Termas das Caldas da Saúde. Na gastronomia, há o famosos Licor de Singeverga, os Jesuítas e as Bolachas Conventuais. Santo Tirso tem ainda para oferecer os seus inúmeros espaços verdes e parques urbanos como o da Rabada e o da Ribeira do Matadourou a inaugurar brevemente. Em termos de Hotelaria, Santo Tirso dispõe de excelentes infraestruturas hoteleiras, nomeadamente o Hotel Cidnay, o Hotel de Santo Thyrso e a Residencial dos Carvalhais.
Castro Fernandes lembrou ainda que, através da sua Loja Interativa, o novo Posto de Turismo de Santo Tirso passará a ser um espaço de ligação em rede entre todos os espaços de promoção e divulgação turísticas do Norte de Portugal, possuirá um conjunto de valências tecnológicas, que o transformará num espaço de lazer/diversão, educativo, formativo e informativo, através da sua componente de interatividade.
Quem visitar a Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso poderá aceder a vídeos sobre o Concelho e sobre o Norte de Portugal, animações apelativas, mapas, textos e descrições, visitas virtuais, animação 3D, aplicações para smart phones, pintura virtual, entre outros, participando ativamente na valorização turística da região.
Para além dos habituais serviços de promoção e divulgação da região e de suporte aos turistas, a nova Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso vai disponibilizar ainda produtos tradicionais da região, assim como packs de experiências da região: Gifts/Merchandising relacionados com a região; Livros e DVDs sobre a região e de autores regionais; CD’s de música regional; Reservas de serviços turísticos; Bilhética e Publicidade.
Para Melchior Moreira, o presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte “a constante evolução dos fluxos turísticos e o elevado grau de competitividade existente entre os diferentes destinos, tanto a nível nacional como internacional, levaram a Entidade Regional do Porto e Norte de Portugal (ERT PNP), juntamente com as entidades parceiras, à reformulação da estratégia, a nível regional, no que concerne à captação dos turistas. Estas entidades percecionaram, desde logo, a forte necessidade de oferecer, cada vez mais, informação e serviços personalizados e sofisticados, com o intuito de, numa fase posterior, fidelizar os visitantes ao destino”.
Foi nesse sentido que a Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a ERT PNP implementou a nova loja interativa de turismo, loja esta que integrará uma rede regional de lojas interativas, tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu todo, com base nas linhas orientadoras definidas no documento “Norte 2015” como sejam:
1. A uniformização da imagem Porto e Norte de Portugal
2. A otimização do acesso à informação;
3. A inovação;
4. A promoção dos distintos produtos estratégicos definidos no Plano Estratégico Nacional do Turismo associados à Região;
5. O Desenvolvimento socioeconómico;
A Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso ficará instalada no antigo Posto de Turismo existente nos Paços do Concelho, precisamente por ser considerado um meeting-point dos principais fluxos turísticos e populacionais dentro da sede de concelho, permitindo uma adequação plena aos interesses e motivos de procura por parte da população e dos turistas.
Importa, por último, dar conta de que até final do corrente mês ficará instalada na Praça 25 de Abril uma Promotora Turística sob a forma de um Totem Informático para que os visitantes possam consultar, a qualquer hora do dia e ao fim-de-semana, toda a oferta turística do concelho.
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