Infraestrutura insere-se no plano de requalificação e revitalização da área envolvente do Mosteiro de Pombeiro, vai embelezar e valorizar a paisagem e representará mais um atrativo capaz de motivar a procura turística
A Câmara Municipal de Felgueiras delineou o projeto para a implementação da “CASA RURAL DO ADRO – Núcleo Expositivo e Interpretativo da Envolvência Rural do Mosteiro Beneditino de Santa Maria de Pombeiro.”
O projeto prevê a intervenção arquitetónica numa casa rural existente no Adro do Mosteiro de Pombeiro, com características típicas associadas à natureza rural envolvente de um mosteiro beneditino.
O presidente da Câmara Municipal realça a importância cultural e pedagógica que a infraestrutura terá: “ A tendência diz-nos que as crianças consideram como estranhas à sua vida as realidades de trabalho e convívio dos avós. Isto porque já pertencem a uma geração vincadamente marcada pelo domínio tecnológico. Este Núcleo Interpretativo permitirá o contacto das camadas mais jovens com objetos, práticas, conhecimentos que tendem a ser desvalorizados”.
O autarca sublinha também a importância que este equipamento terá na promoção turística do concelho. “A obra conhece contornos de importância considerável não só por se inserir nos projetos de requalificação e revitalização da envolvente do Mosteiro de Pombeiro, mas também por embelezar e valorizar a paisagem, representando um atrativo capaz de motivar uma maior procura turística”.
O objetivo primordial é dar a conhecer a génese do património românico, contextualizado na sua original envolvência ambiental, a novos públicos, nomeadamente ao público da região. A divulgação dos espaços e funcionalidades da casa agrícola tradicional da região, bem como o modo de vida das populações de outrora, e em especial a identidade cultural do concelho de Felgueiras, também surgem na vasta lista de metas a atingir.
Refira-se que o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro é um exemplar de arquitetura religiosa, românica e setecentista, constituído por uma igreja românica que remonta ao século XI, e está classificado como Monumento Nacional.
Integrado na Rota do Românico este monumento tem contabilizado o maior número de visitas entre os exemplares românicos da região.
O financiamento comunitário da “CASA RURAL DO ADRO – Núcleo Expositivo e Interpretativo da Envolvência Rural do Mosteiro Beneditino de Santa Maria de Pombeiro” resulta da aprovação de uma candidatura apesentada pelo município ao Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR) – SP3 nas Terras do Sousa (Ader-Sousa).