A Câmara Municipal da Trofa inaugura, a 7 de setembro, pelas 15h00, na Casa da Cultura da Trofa, a Exposição de Escultura em Ferro de Plácido Souto.
Esta é mais uma mostra que estará à disposição de todos os Trofenses e visitantes, nas salas da Casa da Cultura local, integrada no programa cultural anual da Autarquia.
Nesta exposição de Esculturas em Ferro do artista Plácido Souto, serão exibidas diversas peças realizadas em ferro e em vários materiais reciclados, que assim ganham nova vida nas mãos do autor.
O artista minhoto, natural de Caminha, mais propriamente de Vilar de Mouros, estará também na Trofa, a 7 de setembro, para apresentar as suas obras e para dar a conhecer a história que cada peça encerra, estando cada uma delas diretamente ligada a um contexto da sua vida quotidiana.
Plácido Souto nasceu em 1936 e desde tenra idade que aprendeu a arte de trabalhar o ferro. Na década de 1960 foi trabalhar para Lisboa onde permaneceu com a sua família por cerca de 20 anos.
Desde cedo, esteve envolvido em várias iniciativas e associações de cariz social, cultural e religioso, tanto em Lisboa como em Vilar de Mouros, de onde é natural e para onde regressou definitivamente em fevereiro em 1983, fundando a sua própria oficina de serralharia.
Na década de 2000, já reformado, dedica-se às artes, realizando obras, desde esculturas a quadros, tendo o ferro como matéria principal e reciclando muitos outros materiais.
Em agosto de 2008, Plácido Souto expõe pela primeira vez os seus trabalhos que, entretanto, foram já apresentados em muitos concelhos do norte do país e na Galiza.
Com esta iniciativa, a Trofa associa-se à divulgação da obra deste ousado artista autodidata, que faz do ferro a alma da sua criação.
PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara Municipal da Trofa
Casa da Cultura da Trofa
Avenida D. Diogo Mourato
Lagoa – Santiago de Bougado
4785-580 Trofa
Telefone| 252 400 090
e-mail| cultura@mun-trofa.pt
Horário: segunda-feira a sábado das 10h00 às 18h00
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola